domingo, 4 de junho de 2017

PROCESSO DE REGENERAÇÃO ÓSSEA

O osso é como uma esponja, cheio de canais e poros por onde passa o sangue. Quando um osso se quebra, os vasos sanguíneos em seu interior se rompem, causando sangramento e a formação de um coágulo (espécie de bolsa de sangue, formada pelo sangue parado que vazou do ferimento). A região fraturada fica cheia de pedacinhos do osso quebrado e tecidos mortos, que são fagocitadas pelos osteoclastos. A reconstituição óssea em si acontece a partir de duas membranas bastante vascularizadas: o periósteo e o endósteo. Enquanto o periósteo envolve por completo os ossos, o endósteo é uma camada mais fina que os reveste internamente, ambos têm capacidade de produzir as células chamadas osteoblastos, que darão origem ao tecido ósseo. A deposição de osteoblastos no local da fratura leva à formação do calo ósseo. Em até duas semanas, o calo, consegue unir as extremidades da fratura. Em aproximadamente seis semanas, a fissura desaparece. A fase seguinte é a calcificação, onde o cálcio que confere resistência aos ossos, chega ao local pela corrente sanguínea, ajudando a reparar de vez. A etapa final e mais longa da regeneração óssea, pode levar até dez anos, é a remodelagem. Os osteoclastos atacam de novo, “lixando” a superfície do osso para reduzir o calo.

























Fraturas são comuns em qualquer faixa etária, porém, na terceira idade elas se tornam mais frequentes, em idosos, no geral, leva mais tempo para cicatrizar, em pessoas acima de 60 anos, aumenta a incidência de cirurgia para reparo. Além dos idosos, obesos, alcóolatras, fumantes, desnutridos e portadores de doenças crônicas também têm maior dificuldade para cicatrização óssea.

Na maioria das vezes, é necessário recorrer ao auxílio médico para que ocorra a união correta dos ossos, é quando é recomendado a utilização do gesso e, em casos mais graves, a solução cirúrgica com pinos, fios ou placas de metal.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este material pode ser utilizado com alunos de ensino superior, auxiliando na interpretação da função de algumas células e a imagem facilita a compreensão da regeneração óssea.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_ANDRELISE_MELLO
    Sua explicação sobre a regeneração óssea foi clara e objetiva, com essa postagem ficou fácil entender como o corpo humano reage quando um osso é fraturado.

    ResponderExcluir
  2. 1_Bio_Lic_NB_Tifanny_Soares_Fragoso
    Texto e conteúdo muito bom para ser trabalhado com os alunos, a linguagem realmente foi clara, objetiva e simples.
    Para complementar o trabalho, seria interessante mostrar o vídeo disponível no link: , pois a ilustração ajuda o aluno a entender melhor assunto, concretizando sua imaginação sobre o conteúdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1_Bio_Lic_NB_Tifanny_Soares_Fragoso
      Não foi possível colar o link, mas o vídeo chama-se "Modelagem e remodelagem óssea " e está disponível no canal Denise Terenzi.

      Excluir