Os bebês possuem uma região delicada na cabeça, que muitas pessoas têm medo e dúvidas sobre ela. Mas o que é a moleira do bebê?
As moleiras, também chamadas de fontanelas, são espaços que estão localizadas nas divisórias dos ossos que compõe o crânio, as principais são a fontanela anterior, localizada no centro da cabeça (quando o olhamos de cima), e a fontanela posterior, que fica no centro da parte de trás da cabeça. O cérebro da criança é protegido por um tecido que compõe a moleira, o qual é bem resistente.
Nas consultas pediátricas, é realizada a medição do diâmetro da cabeça do bebê e a verificação das moleiras, que são indicações importantes de que o bebê está se desenvolvendo bem.
Qual a importância?
Permite que a caixa craniana do bebê se contraia na hora do parto, facilitando a passagem pelo canal vaginal. E protege o cérebro enquanto ele cresce e até que os ossos cranianos fiquem soldados uns nos outros. Isso ocorre entre os 11 e os 15 meses de idade.
Aplicação didática: O conteúdo pode ser aplicado ao trabalhar com assuntos sobre tecido conjuntivo ósseo ou o esqueleto humano. É uma forma interessante de mostrar as diferenças das estruturas ósseas de bebês e adultos.
Disponível em: <http://seupediatra.com/ decifrando/o-que-e-moleira-ou- fontanela/>. Acesso em: 03 jun. 2017.
Disponível em: <http://bebemamae.com/recem- nascido/moleira-no-bebe-tire- suas-duvidas-sobre-o-assunto>. Acesso em: 03 jun. 2017.
Disponível em: < http://bebemamae.com/bebes/4- fatos-impressionantes-sobre-o- corpo-do-seu-bebe-que-voce- nao-sabia>. Acesso em: 03 jun. 2017.
1_BIO_LIC_NA_Erika_Cristina
ResponderExcluirAbordagem muito interessante e importante pois muitos alunos não sabem o porque dos bebês serem tão frágeis, principalmente a região da cabeça. Com essa aplicação podem entender o crescimento ósseo e também a necessidade do bebê nascer com ossos pequenos para facilitar o parto.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_Marcella_Lourenço_Soek
ResponderExcluirInteressante falar sobre esse assunto, acrescenta muito ao aprendizado, e também muito importante mostrar a quantidade de ossos que existem quando bebê, e como eles vão se fundindo e que quando adulto, essa quantidade cai bastante.
Foi muito bom você abordar este assunto, pois muitas pessoas falam sobre a moleira do bebê, mas a grande maioria não sabe exatamente sua principal função e como realmente ela é composta, a publicação é bem explicativa e de fácil entendimento, podendo ser de grande ajuda para vários leitores leigos no assunto.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir