A paródia produzida pelos acadêmicos do 2° período de Nutrição do FASI apresenta de maneira simples e divertida o sistema articular. Como é citado na música as articulações podem ser classificadas de acordo com a sua estrutura em: fibrosas (formadas por tecido fibroso) e que podem ser suturas (presentes somente no crânio), sindesmose tíbio-fibular, ou gonfoses (que têm a função de fixar os dentes); cartilagíneas (formadas por cartilagem) e que podem ser sincondroses (compostas apenas por cartilagem hialina) e sínfises (compostas por cartilagem fibrosa); ou sinoviais (formadas por cartilagem e cápsula articular, membrana e líquido sinovial, e que possuem grande capacidade de movimentação). A canção ainda aborda de maneira dinâmica alguns dos movimentos mais importantes realizados com a ajuda do sistema articular, entre os quais podemos citar: extensão (movimento que aumenta o ângulo entre dois pontos); flexão (movimento que diminui o ângulo entre dois pontos); abdução (movimento que afasta um ponto da linha medial); adução (movimento que aproxima um ponto da linha medial); circundação (movimento que descreve um cone); pronação (movimento de rotação medial); supinação (movimento de rotação lateral); eversão (movimento de torcer o pé “para fora”); e inversão (movimento de torcer o pé “para dentro”).
Aplicação didática: O vídeo pode ser utilizado tanto como uma introdução divertida ao sistema articular quanto como uma ferramenta de estudo, uma vez que enquanto cantando a música e executando a sua coreografia os alunos poderiam relembrar os nomes das articulações e dos movimentos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_NA_Fernanda_Ayumi_Yamada - Esse material é interessante para incentivar ao professor à realizar atividades diferenciadas para se trabalhar com anatomia, assim como outros assuntos. Pode ser utilizado para incentivar os alunos a construírem uma vídeo ou uma apresentação, de forma que tenham que pesquisar e utilizar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_Na_Mateus_Alexandre
ResponderExcluirO material apresentado desperta interesse nos alunos, deixando mais fácil o aprendizado e entendimento do conteúdo. Ótima maneira de se trabalhar em sala de aula
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Mateus_Kromp.
ResponderExcluirAchei o vídeo muito interessante, pode ser apresentado para os alunos do 8º ano do ensino fundamental após o professor terminar de trabalhar com o assunto das articulações. Seria interessante se o professor apresenta-se o vídeo como base para uma atividade avaliativa, na qual os alunos devem elaborar uma parodia sobre as articulações.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir