quinta-feira, 15 de junho de 2017

ATENÇÃO COM A RETINA

A retina faz parte do fundo do nosso olho, é onde estão localizadas as células fotorreceptoras. Sua função é receber a luz e transforma-la em impulsos nervosos, que vão se deslocar pelos nervos ópticos, que é um nervo periférico craniano formado pelos axônios das células fotorreceptoras da retina, onde são encontrados os corpos dos neurônios.
    Uma doença que pode afetar essa importante estrutura do olho é o deslocamento da retina, que é mais comum em pessoas idosas, diabéticas ou quando há histórico familiar, sendo um fator genético, podendo afetar também jovens e crianças, mas sendo muito incomum.

    Os sintomas são manchas pretas no campo de visão que se movimentam acompanhando o movimento dos olhos, são as conhecidas moscas volantes, flashes de luz, que parecem raios que passam ligeiramente pelo campo visual e também pontos brilhantes, como se fossem “estrelinhas”.
Disponível em: <http://viaoftalmo.com/noticia/moscas-volantes-e-diabetes#>. Acesso em: 15 jun. 2017.
    Se a pessoa apresentar esses sintomas deve procurar o médico imediatamente, pois, provavelmente ela apresenta alguma ruptura (rasgo) na retina. Se esse problema for diagnosticado precocemente ele pode ser corrigido com um procedimento de fotocoagulação a lazer, que pode ser definido como uma cirurgia a lazer, onde o raio do lazer vai queimar os vasos sanguíneos ao redor do rasgo da retina, “matando” essa região do olho, impossibilitando que essa ruptura aumente ocasionando o deslocamento total da retina que levaria a cegueira.
Segue o link de um breve vídeo que demonstra como é realizado o procedimento de fotocoagulação a lazer.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=7IAkdLe9aFk>. Acesso em: 15 jun. 2017.
    Se acontecer do indivíduo descobrir essa doença somente após a perda da visão, a forma de tentar recuperá-la é mais complicada, sendo uma cirurgia onde os médicos pressionam a parede do olho contra os buracos da retina, tentando uni-los novamente. Nesses casos, o êxito nas cirurgias é de somente 50%, enquanto no procedimento a lazer é raro ocorrer falhas. Um dos únicos malefícios da fotocoagulação a lazer é deixar o local atingido pelo lazer sem vida, consequentemente é mais ponto cego da retina, a qual não possui a capacidade de regeneração. Porém, o nosso organismo é impressionante e o nosso cérebro possui plasticidade, ou seja, se modifica de acordo com as necessidades, com isso esse ponto cego com o tempo passa a ser despercebido pela pessoa e não interfere de forma significativa a visão, assim acontece também com as moscas volantes. Tornando esse procedimento indicado e viável quando o deslocamento de retina for diagnosticado junto com os primeiros sintomas.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Esse tema pode ser abordado na aula sobre os sentidos, em uma turma do terceiro ano do ensino médio. O sentido discutido será a visão e o objetivo é levantar uma discussão de como ela funciona e o tamanho de sua importância, enfatizando os cuidados que temos que ter com ela, ficando sempre atentos a certos sintomas, pois as doenças não escolhem apenas uma faixa etária para afetar.


5 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Maria_Alzira
    É um assunto interessante a ser tratado, pois é a respeito de um importante órgão que possuímos, que é o da visão. Mostrando o quão frágil pode ser, que por mais pequeno que seja o problema, causa uma grande dificuldade na realização de atividades diárias. E é importante ressaltar que sempre que ocorrer uma pequena mudança na forma em que se observa as coisas a seu redor, procurar um médico oftalmologista o mais breve possível.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_VB_Yasmin_Claudino.

    As moscas volantes são sombras formadas por aglomerados de proteínas existentes no humor vítreo, nem sempre significam uma lesão na retina, cerca de 70% das pessoas já viram as "moscas volantes", uma cirurgia é realizada quando há muito incomodo, substitui-se o humor vítreo por uma solução salina.

    Referência bibliográfica:
    Moscas volantes. Disponível em:. Acesso em: 27 de jun. de 2017.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VB_Yasmin_Claudino.

    As moscas volantes são sombras formadas por aglomerados de proteínas existentes no humor vítreo, nem sempre significam uma lesão na retina, cerca de 70% das pessoas já viram as "moscas volantes", uma cirurgia é realizada quando há muito incomodo, substitui-se o humor vítreo por uma solução salina.

    Referência bibliográfica:
    Moscas volantes. Disponível em::. Acesso em 27 de jun. de 2017

    ResponderExcluir