domingo, 4 de junho de 2017

ATIVIDADE FÍSICA E CUIDADO DOBRADO COM O JOELHO

Atualmente muitas pessoas estão em busca de um corpo bonito em pouco tempo, por exemplo, está chegando o verão e todos querem ter um corpo com seus músculos definidos. E para isso, a solução mais comum é começar a fazer exercícios em casa ou frequentar uma academia.
    Porém, o que muitos não sabem é que movimentos errados, esforço excessivo, má postura e falta de intervalos entre as séries de exercícios podem causar sérios problemas no joelho, é de extrema importância fazer todas as atividades físicas com a orientação de profissionais e sem ter pressa para ganhar músculos, para não sobrecarregar essa importante articulação. Com isso, evitando lesões e desgastes de estruturas essenciais do joelho.

    O joelho é composto por três ossos: o fêmur, a tíbia e a patela, sendo divido em duas articulações: fêmoro-patelar (entre a patela e o fêmur) e fêmoro-tibial (entre o fêmur e a tíbia). Ligamentos, sendo eles cruzado anterior, cruzado posterior, colateral fibular (lateral) e colateral tibial (medial). Meniscos medial e lateral, cartilagem articular de hialina e na parte interna está presente à membrana sinovial que reveste a cavidade sinovial, que secreta o líquido sinovial, que lubrifica estruturas do joelho e diminui o atrito.


A articulação do joelho é muito vulnerável, sofre lesões com exercícios comuns, como o agachamento com as pernas, que força os ligamentos, meniscos e tendões, gerando inflamações nos tendões que causa a degeneração da cartilagem e dos meniscos.  Outro exercício muito praticado é o agachamento com uma perna e depois com outra, nessa atividade, o peso do corpo pode se concentrar apenas na região articular, fazendo uma alta pressão sobre os ligamentos, que acabam se esticando e rompendo.  Quando é realizado exercício para glúteos e músculos atrás das coxas de forma incorreta, pode haver uma inflamação causada pelo líquido sinovial, prejudicando os tendões ou inflamando a região posterior do joelho. Quando o joelho é muito sobrecarregado, pode ocorrer a lesão chamada de condromalacia patelar, cujos sintomas são a dor, inchaço e movimentos limitados, se não mudar os hábitos físicos essa lesão pode evoluir para a artrose, doença caracterizada pelo desgaste da cartilagem, que é o problema mais grave em uma articulação. Portanto, toda atividade física deve ser levada a sério, principalmente quando se trata da articulação do joelho.
   Toda atividade física deve ser interrompida quando estiver sentindo dor, pois ela, é um aviso que a articulação, no caso a do joelho, está sendo muito sobrecarregada e consequentemente poderá sofrer alguma lesão. É importante ressaltar que não são todos os exercícios físicos que prejudicam a articulação do joelho, apenas aqueles que são feitos de forma incorreta e sem acompanhamento de um profissional. Há exercícios que fortalecem os músculos do joelho, como mostra o vídeo “Exercícios para o fortalecimento do joelho”.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=NJnmElS6tN4>. Acesso em: 04 jun. 2017. 

APLICAÇÃO DIDÁTICA:
   O sistema articular é conteúdo do terceiro ano de ensino médio, os alunos são adolescentes e a vaidade está muito presente no cotidiano. Há varias garotas e também garotos que estão em busca de um “corpo perfeito” e em alguns casos os adolescentes não procuram profissional para auxiliar e orientar em exercícios físicos adequados para o seu corpo, consequentemente, a probabilidade de ocorrer lesões aumenta. Nesta aula sobre articulação, o objetivo é chamar atenção sobre o cuidado que deve se ter com o joelho, o quão grande é a sua importância e saber relacionar a atividade física com a saúde do corpo.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Vanessa_Bobato
    Um tema extremamente importante para ser abordado com as pessoas de todas as idades, é falar sobre a prática de exercícios físicos, conscientizando-as para que compreendam a importância de fazer tais exercícios de forma correta, pois em caso contrário, há grandes chances de acabar ocasionando lesões corporais, que no caso do joelho, será de difícil recuperação, já que os ligamentos que o compreendem são extremamente complexos, necessitando de muito acompanhamento para a sua melhoria.

    ResponderExcluir