O mal de Alzheimer é uma doença progressiva que destrói a memória e outras funções mentais que são importantes.
As conexões das células cerebrais e as próprias células se degeneram e morrem, eventualmente destruindo a memória e outras funções mentais.
Perda de memória e confusão são os principais sintomas. Não existe cura, mas os medicamentos e as estratégias de controle podem melhorar os sintomas temporariamente.
O cérebro de um portador de Alzheimer passa por diversas modificações, entre elas, pode-se destacar:
- O encolhimento do córtex cerebral, afetando assim as áreas responsáveis pelo pensamento e pela memória.
- Este encolhimento do córtex afeta principalmente a zona do hipocampo, área que desempenha um papel fundamental na formação de memórias novas.
- Os ventrículos, áreas que armazenam líquido, tendem a aumentar.
Com o passar do tempo e com a progressão da doença, sem que haja uma intervenção médica, os efeitos são devastadores, pois a região do córtex continuará diminuindo, afetando muitas outras funções vitais.
Disponível em: <https://fortissima.com.br/wp-content/uploads/2015/03/info-alzheimer-tt-width-641-height-212-bgcolor-FFFFFF.jpg>. Acesso em: 16 jun. 2017.
Uma forma para que seja evitada esta enfermidade é um estilo de vida saudável, a ingestão de certos alimentos pode ajudar o retardo desta doença também. Um estudo realizado na Universidade de Dundee, na Escócia, mostra que a ingestão brócolis, rúcula, couve e repolhos ajudam na defesa do corpo e de células vitais do cérebro contra radicais livres, pois possuem em sua composição o sulforafano. Estima-se que pílulas baseadas neste composto sejam ainda mais eficazes do que a ingestão dos próprios vegetais.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Seria um conteúdo interessante a ser aplicado em uma aula sobre o sistema nervoso, em uma turma de 8° ano. Poderia ser ressaltada além das características dos problemas que esta doença causa ao cérebro também a forma de como tratar uma pessoa que possui esta enfermidade, pois a eventual falha de memória e lentidão na realização de atividades não é culpa do portador do mal de Alzheimer, e sim algo que está degenerando seu sistema nervoso aos poucos, o deixando incapacitado dia após dia.
Disponível em: <https://tudosobrealzheimer.wordpress.com/2014/11/10/curiosidades-sobre-o-alzheimer/>. Acesso em: 16 jun. 2017.
Disponível em: <http://cuidamos.com/artigos/como-que-doenca-alzheimer-afeta-cerebro-paciente>. Acesso em: 16 jun. 2017.
1_Bio_Lic_NB_Tifanny_Soares_Fragoso
ResponderExcluirEsse conteúdo é bem interessante porque trata-se de uma das principais doenças degenerativas das quais se tem conhecimento. Visto que seria trabalhado com alunos do 8°ano, seria cabível acrescentar algumas curiosidades:
- O Mal de Alzheimer é a principal causa de demência em pessoas com mais de 60 anos no Brasil e em Portugal, sendo mais de duas vezes mais comuns que a demência vascular, sendo que em 15% dos casos ocorrem simultaneamente;
- O Alzheimer é quatro vezes mais comum em analfabetos do que em pessoas com mais de oito anos de estudo formal;
- Atividades intelectuais como ler, escrever com a mão esquerda, disputar jogos de tabuleiro (xadrez, damas, etc.), completar palavras cruzadas, tocar instrumentos musicais, ou socialização regular também podem atrasar o início ou a gravidade do Alzheimer.
Disponível em: .
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ResponderExcluir