O nosso organismo possui neurônios, no qual transmitem informações por meio de impulsos nervosos. Os impulsos se propagam sempre no mesmo sentido, onde são recebidos pelos dendritos, seguem pelo corpo celular, percorrem o axônio e são passados à célula seguinte.
Para que o impulso nervoso seja propagado, é necessário que o neurônio esteja com a superfície interna com carga de -70 a -90 milivolts e, também, com a membrana em repouso apresentando carga elétrica positiva do lado externo, tendo grande quantidade de Na+(Sódio) e negativa do lado interno, apresentando maior quantidade de K+(Potássio).
Quando o neurônio sofre um estímulo, ele abre os canais iônicos e entra Na+, que estava no exterior da célula. Esse íon entra e o interior do axônio passa a ser positivo, mudando o potencial da membrana. Essa mudança faz com que os canais de Na+ se fechem, provocando a abertura dos canais de K+.
O íon K+ começa a sair, normalizando o potencial de repouso da membrana. Ao chegar ao final dessa estrutura, promove a liberação de neurotransmissores que vão passar para outras células, garantindo que o sinal seja percebido e a resposta seja transmitida.
O vídeo abaixo mostra como funciona na prática:
Aplicação Didática: Este material pode ser utilizado para complementar o conteúdo de Sistema Nervoso, entendo o funcionamento dos neurônios e como os impulsos nervosos são transmitidos, podendo visualizar o acontecimento com o vídeo.
Disponível em: <http://brasilescola.uol.com. br/biologia/impulso-nervoso. htm>. Acesso em: 19 jun. 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KdFSdOrBRiM>. Acesso em: 20 jun. 2017.
1_BIO_LIC_NB_Rodrigo_Santos
ResponderExcluirO vídeo também pode ser usado em aulas de biologia celular na Faculdade com ênfase na membrana plasmática e no transporte transmembrana.
Bem colocado, Rodrigo. Um mesmo material pode ser usado em diversas matérias diferentes, promovendo a interdisciplinaridade. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Karine_Colesel
ResponderExcluirMaterial muito interessante para ser apresentado a alunos do ensino médio ou até da Graduação. Utilizando o vídeo como um meio para deixar a aula mais interessante, pois o vídeo é atrativo e interessante, mostrando com clareza para o aluno o funcionamento impulso nervoso.
Isso, Karine! Vídeos são uma das melhores formas de deixar mais didáticos conteúdos que muitas vezes é abstrata a explicação. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir