Para prevenção, os médicos recomendam segurar o celular com umas das mãos e digitar com o indicador, evitando usar somente o polegar. O tratamentos dessas doenças é feito com repouso e analgésicos e também deixar o celular um pouco de lado, procurando atividades mais prazerosas como esportes e leitura.
Existem exercícios que podem aliviar as dores, como atividades físicas que utilizam as mãos, pebolim entre outras, porém, essas atividades não devem ser realizadas com quem sente muitas dores nas mãos.
Aplicação Didática: O tema, por ser de extrema importância para a saúde e está presente na rotina dos alunos, faz com que haja uma maior conscientização da parte dos mesmo, podendo ser trabalhado durante as aulas sobre sistema ósseo e artrologia.
Disponível em:<http://g1.globo.com/
1_BIO_LIC_NA_FABIELE
ResponderExcluirÉ uma ótima colocação,pois nos dias atuais a juventude faz uso cada vez maior de aparelhos celulares, também de computadores, que além de prejudicar os ossos e articulações pode prejudicar também a visão pelo esforço de ficar olhando para uma tela o dia todo, audição no caso de uso de fones de ouvido em volume muito alto e também atenção e vontade até mesmo para estudar.
1_BIO_LIC_NB_Vanessa_Bobato
ExcluirÓtima observação feita 1_BIO_LIC_NA_FABIELE, pois além dos problemas nos músculos das mãos, o que mais vem prejudicando os jovens é o uso de fones de ouvido, que provocam um cansaço nos músculos que amenizam a ampliação do som pelos ossículos da orelha média (martelo, bigorna e estribo), provocando perda auditiva precoce.
Bem colocado, Fabiele. Deve-se sempre ter em mente esta ideia de conscientização e incentivo ao cuidado pessoal.
ExcluirBoa complementação, Vanessa. São problemas bem atuais e que devem ser aplicados e discutidos dentro de sala de aula para pelo menos dar a noção dos problemas aos alunos.
O blog Anatomia em Foco agradece suas contribuições.
(1_BIO_LIC_VA_FATIMA_DIAS) Serve para alertar sobre os problemas que podem causar ficar digitando o dia todo, mas principalmente para o ensino sobre o tema pois assim pode-se aprender sobre os ossos, as articulações que compõem as nossas mãos.
ResponderExcluirIsso, Fatima! Ainda mais que estas questões estão associadas a situações atuais que envolvem muito o público jovem. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir