Quando escutamos umas música que nos agrada, nosso cérebro é inundado por dopamina, que é um neurotransmissor que está relacionado com as sensações prazerosas.
Um estudo publicado na revista científica Nature Neuroscience mediu, com exames de imagens, os níveis de dopamina no cérebro de voluntários que tem arrepios prazerosos como resposta quando escutam uma música que lhes agrada muito. Essa sensação muda a condução elétrica da pele, os batimentos cardíacos e a taxa de respiração. Os pesquisadores também mostraram que essas sensações estão relacionadas com o número desse neurotransmissores no cérebro do individuo.
Essa pesquisa também mostrou que até mesmo antes da música começar, o cérebro já começa a ser banhado com a dopamina.
Aplicação Didática: Isso pode ser usado durante as aulas de sistema nervoso e órgãos do sentido, para que ocorra uma maior compreensão de como os neurotransmissores e a audição são importantes para o bem e pra o prazer de uma pessoa.
Disponível em: <http://veja.abril.com.br/ saude/ouvir-musica-libera- dopamina-e-da-prazer/>. Acesso em: 22 de jun. 2017.
Disponível em: <http://www.cienciahoje.org. br/noticia/v/ler/id/3331/n/ prazer_da_musica_no_cerebro/ Post_page/404>. Acesso em: 22 de jun. 2017.
1_BIO_LIC_NA_FABIELE
ResponderExcluirÓtima colocação, por se tratar de um exemplo que os jovens gostam tanto, pode-se usar o material para explicação do sistema límbico que está relacionado com os sentimentos e explica porque lembramos melhor de uma música que gostamos e que nos causa algum tipo de sentimento do que lembrarmos daquela matéria difícil que não nos agrada.
Bem colocado, Fabiele. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_GUSTAVO_KAZEKER
ResponderExcluirUm trabalho claramente bem feito por se tratar de um assunto que é muito comum na atualidade a "música". Não só pelo fato de como os jovens tratam a música em si, mas sim de como ela esta tratando os jovens, ajudando e atuando em seu sistema nervoso fazendo com que haja liberação de hormônios que lhes causam sensação de prazer e relaxamento, muito bem abordado.
Bem abordado, Gustavo! O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_FERNANDA_YAMADA
ResponderExcluirA música é utilizada por várias pessoas como um auxiliar para se concentrar em determinada atividade. É possível de utilizar o conteúdo apresentado nas aulas, mas também utilizá-lo como recurso didático. Um artigo da Revista Ensaio mostra um estudo sobre a utilização da música como uma estratégia para o ensino. Os educadores podem utilizar o recurso como um elo entre o conhecimento e a descontração, além de utilizar recursos inovadores e lúdico como facilitador no processo de aprendizagem dos alunos.
Disponível em: . Acesso em: 26 de jun. 2017.
Muito bem, Fernanda! O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir