sexta-feira, 9 de junho de 2017

EXISTE DIFERENÇA ENTRE “BURSITE” E ‘TENDINITE”?

A chamada, popularmente, “bursite” designa a inflamação da bolsa sinovial que reveste as articulações. Essa bolsa está cheia de liquido sinovial, que é o responsável por diminuir o impacto (atrito) entre os ossos. 

A bursite pode ser desenvolvida em qualquer uma das articulações diartrose sinoviais, que são as que mais se movimentam, porém as inflamações mais comuns acontecem no ombro, cotovelo e quadril. Suas possíveis causas são: movimentos repetitivos, L.E.R. (lesões por esforço repetitivo) e inflamações nas articulações (artrite).

Já a “tendinite” é inflamação que ocorre nos tendões. O tendão é como uma corda fibrosa que liga osso ao músculo. Com o desenvolvimento da tendinite há inchaço, dor e incomodo na mesma. Os locais mais comuns a desenvolver a inflamação é punho, joelho, cotovelo e tornozelo.

As causas mais frequentes, assim como a bursite, são: lesão por esforço repetitivo (uso excessivo de computadores no trabalho, por exemplo), falta de alongamentos, postura inadequada e exercícios em excesso. A idade também é fator causador (devido à má circulação sanguínea).

O tratamento de ambas nunca deve ser feito por conta própria. Deve-se sempre ser acompanhado de um médico e fisioterapeuta.

De uma maneira bem explicativa segue o vídeo de uma pequena reportagem do programa “BEM-ESTAR”, da rede globo. Mostra a diferença, mitos, verdades e cuidados a serem tomados. Você pode acessá-lo clicando aqui.

Aplicação DidáticaA pesquisa e conhecimento de doenças/inflamações relacionadas a articulações, tendões e ossos podem auxiliar na explicação quanto a função e importância de ambos. E através de dados mostrar o quanto há falta de informação por conta da população, assim alertar e prevenir a todos dos riscos e perigos que coisas básicas do dia a dia podem afetar a saúde. 

Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/bursite/>. Acesso em: 07 jun. 2017. 

Disponível em: <https://www.tuasaude.com/sintomas-de-tendinite/>. Acesso em: 07 jun. 2017. 

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VB_Luiz_Arthur_Feola
    Ótimo conteúdo, bem exemplificado como auxílio do video, tornando-se assim de fácil compreensão. Usaria para mostrar aos meus parentes, bem como em uma aula, demonstrando as diferenças que existem, uma vez que sempre há essa confusão de conceitos, erroneamente falam que é "tudo igual".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Arthur. Por se tratar de complicações bem cotidianas, é bem útil para esclarecimentos. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir