Nossas orelhas são órgãos sensíveis e frágeis, portanto devemos ter muito cuidado para que então possamos prevenir perda da audição causada tanto pelo excesso de barulho alto e por objetos.
Música: A maioria da perda da audição é causada pelo dano aos nervos, nossos smartphones aliados aos fones de ouvido são mais do que capazes para danificar a audição dessa maneira. Nossas orelhas podem ser facilmente expostas a 85 Decibéis sem serem prejudicadas, mas as coisas podem ficar um pouco perigosas se passarmos disso. Com 115 Decibéis (que são facilmente produzidos em uma balada, por exemplo.) O dano aos nervos pode ser causado em menos de um minuto. Você pode até não perceber imediatamente, mas ao longo do tempo, iremos perdendo um pouco de nossa audição. A recomendação básica ao ouvir música no smartphone é deixar o volume na altura média. Quanto a shows e baladas, a recomendação é frequentar com moderação.
Objetos: Os cotonetes podem até parecer inofensivos, mas eles podem ser perigosos se os usarmos para limpar as orelhas, as consequências são diversas como tímpanos perfurados e acúmulo de cera, por exemplo. Assim como o cotonete, vale lembrar que obviamente não devemos substituir o cotonete por outros objetos como chaves entre outros objetos pontiagudos isso porque eles podem facilmente alcançar e danificar o tímpano.
Realmente precisamos limpar nossas orelhas?
Na maioria dos casos, o canal auditivo não precisa ser limpo. Ao tomarmos banho e lavarmos o cabelo, por exemplo, a água entra e com isso já é o suficiente para que um tanto da cera acumulada vá embora. O recomendado é lavar apenas externamente, com o devido cuidado para que o objeto não adentre o canal auditivo.
Aplicação didática: Este conhecimento, se passado aos alunos, principalmente durante as aulas sobre órgãos do sentido, é de extrema importância, pois assim ele funcionará como conscientização para que os alunos cuidem de sua audição e da saúde das orelhas.
Referências:
Disponível em: <http://www.monacouphene.ca/en/ our-news/157-headphones_and_ hearing_loss >. Acesso em: 22 jun. 2017.
Disponível em: <https://www.washingtonpost. com/news/speaking-of-science/ wp/2016/11/14/dear-science-is- listening-to-ear-buds-bad-for- your-ears/?utm_term=. fc645d7a8e5c>. Acesso em: 22 jun. 2017.
Disponível em: <http://www.webmd.com/skin- problems-and-treatments/how- to-clean-your-ear#1>. Acesso em: 22 jun. 2017.
1_BIO_LIC_VA_Vinicius_Pinheiro_Sinja
ResponderExcluirMuito interessante, pois nos mostra como o uso do cotonete, que é uma coisa que muitas pessoa usam de maneira indevida, pode prejudicar a nossa audição e danificar o tímpano. Outra coisa interessante é que essa postagem também nos mostra os perigos da música muito alta, o que se torna um risco muito grande, já que boa parte dos jovens frequentam shows e baladas. Isso pode ser mostrado em sala de aula para que os alunos tomem mais cuidado com a sua audição.
Bem colocado, Vinicius. É sempre interessante fazer essa relação entre conteúdo e cotidiano para mostrar ao aluno que a matéria que está sendo passada não é algo abstrato e sim que está ao nosso redor. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_Vinicius_Pinheiro_Sinja
ResponderExcluirMuito interessante, pois nos mostra como o uso do cotonete, que é uma coisa que muitas pessoa usam de maneira indevida, pode prejudicar a nossa audição e danificar o tímpano. Outra coisa interessante é que essa postagem também nos mostra os perigos da música muito alta, o que se torna um risco muito grande, já que boa parte dos jovens frequentam shows e baladas. Isso pode ser mostrado em sala de aula para que os alunos tomem mais cuidado com a sua audição.
1_BIO_LIC_VA_Viviane_Wurum
ResponderExcluirO assunto é realmente muito interessante, é um alerta sobre o uso excessivo do fone de ouvido, principalmente em um volume muito alto, usado frequentemente pelos jovens hoje em dia, além de festas e baladas. Esse assunto pode servir como conclusão em uma aula sobre sistema auditivo, mostrando a importância de ter mais cautela sobre o uso dos fones de ouvido, baladas, shows, onde geralmente o volume do som é muito alto.
Isso Viviane, alertar sobre os excessos que ocorrem nos lugares públicos ajuda não só como informativo mas também a fazer o aluno pensar e ser mais crítico em relação a outros assuntos. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_Eloise_Bassani
ResponderExcluirSuper interessante pois hoje em dia muitos jovens escutam musica com fones e com o volume no máximo serve de alerta para os problemas que isso pode causar, e também muitas vezes usamos cotonetes e achamos que estamos limpando mas podemos estar danificando nossa orelha.
Exato, Eloise. Seja como curiosidade, informação ou alerta, é sempre interessante falar sobre o porquê de se ter cuidado com o corpo humano. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir