terça-feira, 17 de outubro de 2017

Efeitos colaterais de relaxantes musculares.

Apesar de que os relaxantes conseguem amenizar a dor muscular, eles podem não ser eficazes para todos os tipos de dor e podem causar uma certa quantidade de efeitos secundários do esqueleto em pessoas que os ingerem. Tendo em mente que esses relaxantes trabalham sobre o sistema nervoso central, a pessoa pode sentir sonolência, tonturas, confusão e visão prejudicada. O sulfato de quinina relaxante e clorzoxazona (Parafon Forte DSC) tem sido agregado com problemas cardíacos raros, no entanto potencialmente grave e além disso problemas de fígado em algumas pessoas. Com isso temos o Methocarbamol e Chlozoxazone, que são ingredientes comuns de muitos relaxantes musculares que apresenta a capacidade de causar alterações de cor na urina da pessoa, porém a cor da urina voltará ao normal quando a medicação é interrompida.
Abaixo estão alguns efeitos colaterais mais comuns que relaxantes musculares podem causar:
- Boca seca;
- Cólicas;
- Náuseas e vômitos;
- Soluços;
- Distúrbios do sono;
- Tremor e fraqueza;
- Fadiga muscular e desmaios;


Aplicação didática: O conteúdo apresentado pode ser utilizado principalmente no ensino médio nas aulas sobre o sistema muscular como uma forma de curiosidade dos efeitos do relaxante muscular em nosso corpo, pode também ser uma forma de aviso para os alunos, pois muitas pessoas tomam medicação sem prescrição médica, com isso podem não saber se apresentam alguma alergia em relação ao produto, ainda mais relaxantes musculares onde são medicações que na maioria das vezes passam nos programas comerciais para divulgação do produto, levando as pessoas comprar o medicamento apenas porque está com “dores musculares” podendo o problema ser outro.


Disponível em: <saude-info.info/efeitos-colaterais-relaxantes-musculares.html>.                                                 Acesso em: 17 out. 2017.

Um comentário:

  1. 1_BIO_LIC_NB_GERSON_LUIZ
    É um assunto muito interessante para ser abordado em sala de aula, pois muitas pessoas utilizam medicamentos desconhecendo seus efeitos colaterais. Segundo dados do ICTQ, cerca de 72% dos brasileiros fazem automedicação, sendo que muitos aumentam a dose dos remédios , em busca de acelerar seus efeitos. Por este motivo, é muito importante conscientizar as pessoas sobre o problema da administração inadequadas de medicamentos, pois nenhum organismo é igual o outro e muitos remédios podem ter efeitos diferentes em cada um.

    ResponderExcluir