O material refere se a uma parodia da música ilariê da
Xuxa, que fale sobre o sistema circulatório especificamente descrevendo os dois
tipos de circulações: a grande circulação também chamada de sistemática e a
pequena conhecida como circulação pulmonar. O sangue que vem do corpo entra
pela veia cava vai para o átrio direito, deste para ventrículo direito do
ventrículo direito o sangue sai do coração pela artéria pulmonar, a qual se
encarrega de levar o sangue rico em CO2 sangue venenoso para os
pulmões completando portanto a chamada circulação pulmonar. O sangue vai para o
pulmão para liberar CO2 proveniente dos resíduos das células e absorver
O2 proveniente da respiração. Ocorrida a hematose que é a oxigenação
do sangue este vai sair dos pulmões por uma veia pulmonar a mesma levara o
sangue rico em O2 até o átrio esquerdo. Pela veia pulmonar o sangue
vai entrar no átrio esquerdo deste vai para o ventrículo esquerdo, do
ventrículo esquerdo o sangue sairá do coração através da artéria aorta, esta portanto
levara o sangue rico em O2 ou seja o sangue oxigenado para todos os
tecidos sistemas e células completando a chamada circulação sistêmica reiniciando
portanto novamente o processo
Este material seria empegado em sala de aula
especificamente em uma aula referente ao sistema cardiovascular com uma turma
de 8 ano a princípio como finalização do conteúdo aplicado, cantando na pratica
para então facilitar a compreensão da matéria aplicada.
Disponível em :< https://www.youtube.com/watch?v=4e77ZFP_TkU>.
Acesso em 16/10/17
1_BIO_LIC_VA_Viviane_Wurum
ResponderExcluirInteressante o material, pode ser usado como complemento em uma aula sobre sistema circulatório, fazendo com os alunos revisem o conteúdo trabalhado na aula, de maneira descontraída, tornando a aula mais atrativa, visto que, recursos como este ajudam muito na contextualização do conteúdo, fazendo com que os alunos assimilem melhor o conteúdo trabalhado.
1_BIO_LIC_NB_Vanessa_Bobato
ResponderExcluirMais do que apenas fazer os alunos compreenderem melhor o assunto, é o fato de que se usar métodos deste tipo (como paródias) para alunos do oitavo ano, é uma forma de tornar a aula mais empolgante e conseguir permitir que os alunos gravem as informações fornecidas com uma facilidade maior. São métodos assim que deveriam ser mais explorados por um professor que dará aula para o ensino fundamental, pois são meios como este que farão o adolescente não perder o interesse pelo que está sendo repassado.