Principais causas:
· Diabetes;
· Sedentarismo;
· Ingestão excessiva de alimentos com um colesterol muito alto (como por exemplo um pão com banha);
· Obesidade;
A arteriosclerose geralmente é muito sorrateira, uma vez que os sintomas aparecem quando a artéria já está com o fluxo sanguíneo comprometido (cerca de 75%), pode-se afirmar que isso já é devidamente grave.
Após um diagnóstico, o médico prescreverá o tratamento: dependendo do grau em que a arteriosclerose encontra-se, apenas exercícios físicos e mudança alimentar são suficientes. Se o grau de entupimento de uma artéria coronariana (por exemplo) for grave, é necessário um procedimento chamado de angioplastia. A mesma, faz com que tenha um aumento do fluxo sanguíneo da artéria através da introdução do “stent” (estrutura que tem a aparência de uma “rede”).
Aplicação didática: Pode-se aplicar numa sala de aula quando abordado o tema “sistema circulatório”, e a conscientizar principalmente sobre alguns problemas que a obesidade e o sedentarismo podem acarretar.
Disponível em: <https://biosom.com.br/blog/saude/aterosclerose/> Acesso em: 17 de outubro de 2017.
1_BIO_LIC_VB_Alexia_Fagundes_de_Lara
ResponderExcluirAssunto de extrema importância, visto que a situação de obesidade só tem aumentado com o passar dos anos, desta forma, faz-se necessário o professor não somente conscientizar os próprios alunos, mas sim passar aos mesmo a ideia de que esse tipo de informação deve ser compartilhado com o público em geral, visando sempre o bem estar de todos.
Com certeza, Alexia! Não só como professor, ter um conhecimento de que a obesidade é algo de extrema relevância na sociedade atual é um tema que precisa estar acessível a todos. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_Mariele_Nazarko
ResponderExcluirMuito interessante esse assunto, pois alem de ser importante é ótimo para se trabalhar em sala de aula visto a importância de alerta-los sobre os riscos de não ter uma boa alimentação.
Está certíssima, Mariele! Realmente é um tema muito legal e importante para se trabalhar em sala. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir