sexta-feira, 10 de novembro de 2017

OS MALES DO CIGARRO

As substâncias que estão na fumaça do cigarro agridem os cílios das vias aéreas e dificultam a eliminação de muco e catarro, que é necessário para o bom funcionamento dessas vias. Segundo o site Unimed Belo Horizonte: "com a idade, o fumo contribui para a queda da capacidade respiratória e para o aparecimento de outros problemas, como: tosse, chiado, falta de ar,bronquite crônica, enfisema, distúrbios da voz ,rouquidão,infecções das vias respiratórias e crise de asma".

QUANDO AS LESÕES COMEÇAM A ACONTECER?
Os danos são causados já nos primeiros cigarros, com a destruição dos alvéolos. É possível desenvolver enfisema pulmonar e ter alteração no revestimento dos brônquios, causando a bronquite.Embora todos esse problemas já no início , o fumante não os nota a princípio.
Vale reforçar que o tabagismo só prejudica a saúde da pessoa, mesmo que ela tenha uma sensação de "bem estar", que é passageiro, quando fuma.



APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Relacionar o tabagismo, que é uma prática muito comum de se ver, com os males que ele pode trazer para a saúde da pessoa e, com isso, é possível dar exemplo de problemas que envolvam o sistema respiratório e estejam relacionados com o uso do tabaco.



Um comentário:

  1. 1_BIO_LIC_VB_PAULO_ALBERTO_KRüGER De fato, este conteudo é um bom aviso, aviso o qual torna-se ainda mais alarmante se feito durante o aprendizado anatômico do sistema respiratório, pois podemos ter uma noção mais bem visualizada do dano do cigarro as estruturas do sistema respiratório.

    ResponderExcluir