Engana-se quem acha isso, pois tal fato pode acontecer a qualquer momento, e é interessante compreender todo o aparelho digestivo.
O que são esses roncos?
São o resultado de movimentos peristálticos do estômago e intestino delgado, ou seja, é devido a digestão normal, enquanto alimentos, líquidos e gases passam pelo trato gastrointestinal. No entanto, quando o aparelho está vazio os roncos são mais altos porque não há nada para abafar o som.
Os músculos se contraem mesmo quando não há comida no estômago, isso ocorre porque depois que o estômago esvazia os conteúdos para o intestino delgado, ele vai enviar sinais para o cérebro. Onde, o cérebro responde dizendo aos músculos digestivos para iniciar o processo de peristaltismo. Tais contrações musculares permitem que nenhum excesso de comida foi deixado no estômago, e é por isso que se escuta o ronco, sinalizando que o corpo precisa de alimento.
Causas
Os sons excessivos no estômago podem ter causas diferentes, que vão muito além da fome. Em situações de dietas muito restritas, consumo de bebidas gaseificadas, intolerância a certos alimentos, bem como, a lactose uma das mais comuns, e úlceras.
Como podemos evitar o barulho no estômago?
Quando tais barulhos não são provenientes de certas patologias, existem algumas maneiras que podem ser utilizadas para evitar essa situação.
O fato de mastigar bem os alimentos, ajuda bastante, pois assim o processo de mistura entre o sólido e o líquido não produzirá tantos gases. Também evitar respirar profundamente enquanto está comendo, porque todo esse ar irá direto para o aparelho digestivo junto com a comida. Além de que comer alimentos ricos em carboidratos em pequenas quantidades pode ajudar a limitar os sons gástricos.
Aplicação didática:
É uma informação bem interessante para aplicar em sala de aula, pelo fato de ser algo que todo mundo já ouviu falar, ou até mesmo já presenciou tal situação. Então, o conteúdo pode ser apresentado logo após a aula de sistema digestório, pois a utilização de exemplos relacionando a matéria torna a aula mais dinâmica.
Disponível em: <http://www.ciencia-online.net/2013/10/10-fatos-sobre-sistema-digestivo.html> Acesso em: 8 de nov. de 2017.
Disponível em: <https://melhorcomsaude.com/conheca-alguns-motivos-pelos-quais-nosso-estomago-ronca/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.
1_BIO_LIC_VA_Ane_Caroline
ResponderExcluirO conteúdo acima torna compreensível muitas dúvidas comuns que aparecem durante uma aula sobre o sistema digestório, e também encontra-se muito bem estruturado.