quinta-feira, 9 de novembro de 2017

CONHECENDO NOSSO ESTÔMAGO

O estômago faz parte do nosso tubo digestivo ele fica entre esôfago e intestino delgado tendo funções endócrinas e exócrinas, a palavra gastar em grego significa estômago, por isso gasto é referência para estômago. E sua principal função é a digestão de proteínas, através da produção de ácido gástrico. O nosso estômago é revestido internamente por uma camada de muco que tem por função proteger ele conta a agressão e da autodigestão, ou seja, ela protege o estômago das enzimas (A pepsina decompõe as proteínas em peptídeos pequenos e a renina, produzida em grande quantidade no estômago de recém-nascidos, separa o leite em frações líquidas e sólidas) e do ácido clorídrico, principais componentes do suco gástrico, mesmo com a presença do muco o estômago as células são continuamente lesadas ou mortas pelo suco gástrico então se estima que a superfície estomacal seja totalmente reconstituída a cada três dias.

O que a falta do muco pode causar para o estômago?
O estresse faz com que o organismo produza mais ácido clorídrico ou bloquear a produção de muco e isso pode provocar a formação de úlcera péptica. A falta do muco pode causar também causar dor abdominal, espasmos e desconforto. Pode também resultar em náuseas e vômitos.

Como evitar alguns desconfortos no estômago.
Não comer por um longo tempo pode fazer com que a produção de acidez aumente e assim provocando queimações;
Evitar gorduras, frituras e carnes vermelhas em excesso, estes alimentos demoram mais para serrem digeridos;
Não ingira líquidos junto com as refeições. Os líquidos diluem o suco gástrico deixando a digestão mais lenta, prejudicando o estômago;
Evitar alimentos industrializados estes alimentos possuem aditivos químicos que inflam as paredes do estômago;


Aplicação didática: pode ser utilizado em uma aula sobre o estômago ou sobre o sistema digestório.  

Referências bibliográficas:
Disponível em: <http://www.pluramed.com.br/curiosidades-estomacais/> Acesso em: 8 de nov. de 2017.
Disponível em: << http://www.sobiologia.com.br/conteudos/FisiologiaAnimal/digestao1.php> Acesso em: 8 de nov. de 2017. 

3 comentários: