domingo, 4 de junho de 2017

QUAIS SÃO AS REGIÕES AFETADAS PELO USO DO SALTO ALTO?

Nos tempos de hoje é muito comum observar diversas mulheres usando salto alto, quer seja para uma ocasião formal ou até mesmo no dia a dia. O salto alto mexe na postura vendo que os ombros vão para trás e a cabeça para frente, mudando o ângulo da coluna, o que pode interferir no pescoço e na lombar.
As consequências são regiões do corpo afetadas como os pés, joelho e coluna. Pode causar também varizes e outras doenças venosas como vasinhos, flebites e tromboses, pois o sangue chega ate as pernas, pelas artérias e volta pelo viés, corrompendo as articulações.
O uso constante do salto alto impossibilita que o tornozelo trabalhe em seu ângulo perfeito. A panturrilha não contraindo de forma certa acaba por bombear mal o sangue provocando que a circulação fique prejudicada sobrando mais sangue na perna. O excesso pode provocar hipertensão venosa nos membros inferiores, dando lugar a varizes e outras doenças venosas.

‘’Uma pesquisa avaliou a influência da altura e do formato dos saltos e também um questionário respondido por 30 mulheres que usam salto alto. Os resultados mostraram que o salto de sete centímetros, tanto agulha quanto plataforma, implica fortemente na circulação do sangue. Enquanto o volume de excesso de sangue na circulação é normalmente de 35%, o uso do salto alto de 7 centímetros acarreta no aumento desta proporção para 59%. Todas as voluntárias não eram obesas e não tinham diagnóstico de doença venosa, os saltos de 3,5 centímetros são os menos prejudiciais à saúde’’. Segundo o médico Wagner Tedeschi Filho.

APLICAÇÃO DIDÁTICA: Orientar o aluno para não correr riscos durante seu desenvolvimento, vendo que a utilização constante do salto afeta regiões importantes, prejudicando a postura.


5 comentários:

  1. Exímio assunto para a reflexão sobre a importância de saber moderar o uso de qualquer coisa no dia a dia, e principalmete considerar se é mais relevante ESTAR bonito ou SER saudável.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NA_Karine_Colesel
    Material muito interessante por conter curiosidades que não são muito conhecidas sobre o uso do salto. Ótima dica para trazer esse material para sala de aula e deixar a aula mais interessante, aplicando os conhecimentos de anatomia no dia a dia.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir