domingo, 4 de junho de 2017

OSTEOPOROSE, COMO PREVENIR?

Estima-se que cerca 5,5 milhões de brasileiros possuem osteoporose, a doença caracteriza-se por deixar os ossos menos densos tornando-os frágeis e sujeitos a fraturas. Geralmente trata-se de uma patologia silenciosa sendo detectada apenas quando ocorre algo mais sério, como uma queda, por exemplo.
Por estes motivos, é muito importante focar-se na prevenção, que se dá principalmente pela ingestão de alimentos saudáveis e ricos em cálcio e vitaminas. No link a seguir, conheça alguns alimentos que ajudarão você a prevenir/combater a doença:




Aplicação didática: este material poderá ser utilizado em sala de aula durante uma explicação sobre citologia ou doenças ósseas, além disso, poderá ser utilizado em aulas de educação alimentar do ensino fundamental.


5 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Maria_Alzira
    É um assunto muito importante e interessante a ser tratado em sala de aula. Pois é uma forma de alertar e informar crianças e adolescentes sobre os riscos e as vantagens da ingestão de alimentos diversos... Como por exemplo os vegetais e fibras, que são alimentos ricos em cálcio, porém são poucas as crianças que ingerem estes alimentos por vontade própria, e em contra partida temos o sal, que é um alimento que prejudica o processo de calcificação, mesmo assim é usado em quantidades extremas em alguns casos.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NB_PAULA_DANIELE
    Um material interessante a ser abordado em aulas referentes á alimentação. Dando ênfase principalmente a importância das vitaminas, em relação a contribuição que a mesmas possuem na prevensão de doenças que afetam os ossos.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VB_Alexia_Fagundes_de_Lara
    A utilização de métodos diferentes para tornar o assunto trabalhado mais atrativo é fundamental. Desta forma, poderiam ser fornecidos artigos para o ensino médio, os quais proporcionam uma maior bagagem de informações. Segue o artigo: Educação para a saúde em osteoporose com idosos de um programa universitário: repercussões.
    http://www.scielo.br/pdf/%0D/csp/v20n3/08.pdf

    ResponderExcluir