domingo, 25 de junho de 2017

O QUE É GLAUCOMA?

Glaucoma é uma patologia ocular que atinge o nervo óptico, envolve a perda de células da retina responsáveis por enviar os impulsos nervosos ao cérebro. Se não tratado e diagnosticado a tempo, o glaucoma pode levar o indivíduo a sérias consequências como a perda total e permanente da visão.
    O aumento da pressão intra-ocular e danos ao nervo óptico caracterizam o glaucoma. Para entender melhor como o aumento da pressão afeta o olho é importante observar seu olho como um balão, quando o ar é soprado em excesso para dentro de um balão, a pressão aumenta e atua sobre as partes mais frágeis do olho. Quando se eleva a pressão intra-ocular, as células nervosas tornam-se comprimidas e a danificação pode levar à morte dessas células, o que torna a perda visual permanente.
    A pressão intra-ocular medida numa população normal é de aproximadamente 14 a 20 milímetros de mercúrio (mmHg), a pressão acima de 22mmHg é considerada suspeita ou anormal. No entanto, nem todos os pacientes com pressão intra-ocular aumentada manifestam glaucoma. O motivo disso ainda é fonte de estudos em vários centros de pesquisa.
    Um dos principais sintomas da doença é a perda da visão periférica no seu início. Frequentemente o paciente não nota a perda de visão até vivenciar a ''visão tubular'', ou seja, apenas a visão central é percebida, o paciente começa a tropeçar, esbarrar em objetos, porque a percepção periférica é ausente.



Tratamento
   O glaucoma pode ser tratado com colírios, medicamentos por via oral, cirurgia a laser, cirurgias tradicionais convencionais e uma combinação de alguns desses métodos. A meta é impedir a perda visual e manter a pressão intra-ocular em níveis satisfatórios e devidamente controlados. Qualquer medida deve ser prescrita e acompanhada por oftalmologistas e seguir rigorosamente as recomendações médicas.


APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material pode ser utilizado em uma aula sobre os sentidos que tenha como foco a importância da visão e seus defeitos, o objetivo é apresentar diferentes defeitos dentre eles o glaucoma, como identificar esta doença e quais são os tratamentos adequados. O vídeo “Glaucoma – Causas, Sintomas e Tratamentos” presente no canal “Sua Saúde na Rede - SPDM pode ser indicado como complemento do material. 

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=usOAE7DgB3I>. Acesso em: 24 jun. 2017
Disponível em: <http://www.infoescola.com/doencas/glaucoma/>. Acesso em: 24 jun. 2017.
Disponível em: <http://www.lotteneyes.com.br/patologias-glaucoma/#>. Acesso em: 24 jun. 2017.

Disponível em: <http://hob.med.br/glaucoma-a-doenca-silenciosa/>. Acesso em: 24 jun. 2017.

2 comentários:

  1. BIO_LIC_VB_Luana_Nathaly_Zampiva
    Ótimo material. Para maior conhecimento da doença importante ressaltar também que há classificação quanto aos tipos de glaucomas:
    GLaucoma ângulo aberto: diagnosticado em pessoas acima de 40 anos, representa 80% dos casos da doença
    Glaucoma ângulo fechado: chamado agudo, surge rapidamente e com muitos sintomas.
    GLaucoma secundário: aparece devido a fatores externos, por exemplo a diabetes.
    Glaucoma congênito: hereditário, a criança nasce com o problema.
    Disponível em: < http://www.nursing.com.br/tipos-e-sintomas-do-glaucoma/ >. Acesso em: 28 de Jun. 2017

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir