quarta-feira, 28 de junho de 2017

NÃO DESISTA DE TENTAR ENXERGAR A SOLUÇÃO!

A Córnea é uma pequena camada de tecido, fina, transparente e muito resistente que se localiza na parte anterior do olho. É a primeira interface que a luz atravessa, ela permite a entrada da luz e executa dois terços das tarefas de foco, seguida da íris (área colorida do olho), e da pupila.  A córnea é avascular, sendo nutrida pelo humor aquoso, chamado lagrima.




























Aqui temos a córnea, apontado.

Fonte de imagem <http://www.medhalt.com/procedure/cornea-transplant>. Acesso em: 21 jun. 2017.

Há muitas patologias relacionadas a córnea, já que este é responsável pela entrada de luz. O transplante de córnea é um dos recursos para ajustar patologias relacionadas aos defeitos que surgem no mesmo, e é indicado quando uma de suas características é perdida tal como: transparência , curvatura ou regularidade.
  Uma dessas patologias pode ser o astigmatismo, que é causado pela má entrada de luz no olho, assim não é formanda a imagem correta em seu cérebro. Além do transplante um dos recursos pode ser a cirurgia a laser, mas que podem trazer consequências graves ao paciente. 
  Foi vendo estes erros que o jovem oftalmologista Claudio Trindade de nacionalidade brasileira, melhorou a visão de muitas pessoas, isto graças à uma pequena peça feita de um material opaco que é colocado nos olhos do paciente, substituindo o transplante de córnea, o pequeno objeto funciona como um filtro para a entrada da luz, seu tamanho e de 13 milímetros feita de material acrílico igual as feitas para de câmeras fotográficas. 





























Esse esquema mostra o olho sem a peça e com a peça.



O jovem médico trouxe mais um recurso para área da saúde dos olhos, com um material barato e simples, sua ideia já está em países desenvolvidos, como Alemanha, Estados Unidos entre outros. Isso apenas nós mostra que podemos sim fazer a diferença, basta não desistir e correr atrás. 


APLICAÇÃO DIDÁTICA: Este material pode ser usado para complementar o assunto do órgão da visão, o olho, nas aulas de ciências no ensino fundamental. E também incentivar os alunos a não desistirem de suas ideias, vendo a invenção de Cláudio Trindade, jovem e brasileiro.


Disponível em: <http://www.technologyreview.com.br/tr35/profile.aspx?trid=1631> Acesso em: 21 jun. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário