segunda-feira, 5 de junho de 2017

MEDULA ÓSSEA VERMELHA

A medula óssea vermelha consiste em uma rede de tecidos conjuntivos frouxos, onde as células do sangue são produzidas ininterruptamente.
                O tecido encarregado por essa produção é o tecido hematopoiético, localizado no interior de alguns ossos, constituindo a medula óssea vermelha.
                Nas crianças a maioria dos ossos possui medula óssea vermelha, nos adultos ela continua presente, porém, em alguns ossos apenas, nos ossos pélvicos, no osso esterno, nas costelas, na clavícula, na escápula, nos ossos do crânio e nas extremidades do fêmur e do úmero.
                As células tronco hematopoiéticas são multipotentes, capazes de originar os diversos tipos de células sanguíneas, como mostra as seguintes imagens:

 Esta reportagem pode ser utilizada em uma aula de tecido hematopoiético, no conteúdo de tecido sanguíneo, da primeira série do ensino médio, com objetivo de mostrar aos alunos a tamanha importância que a medula óssea vermelha possui, para a manutenção do organismo e também sua diversidade de funções.
                Pode-se também com este assunto fazer uma breve introdução das funções dos ossos, de forma a mostrar que os ossos não tem apenas a função de sustentação.

Disponível em: <https://m.youtube.com/watch?v=OQuocmCFVEg#>. Acesso em: 05  jun. 2017.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_Leonardo_Maczenski_Neto
    Reportagem muito importante! Há, um incentivo para que mais pessoas sejam doadoras, e salvar cada vez mais vidas!
    Também, é importante ressaltar que, ao contrário que muitas pessoas pensam, a retirada da medula óssea vermelha é feita nos ossos do quadril, ao contrário que vemos em filmes, novelas, séries, onde a medula é retirada das vertebras. Essa ideia é totalmente equivocada, visto que, em adultos a produção de medula óssea acontece somente em ossos planos, como as costelas e os ossos do quadril. E também, seria muito arriscado realizar esse procedimento nas vertebras, visto que, ali existem muitos nervos, os quais se feridos pode deixar o doador com sequelas.

    ResponderExcluir
  2. 1_BIO_LIC_NB_Tifanny_Soares_Fragoso
    Este assunto é extremamente importante, uma vez que sempre há uma confusão nos pensamentos das pessoas sobre medula óssea e medula espinal. Uma questão interessante é que, em situações específicas, como anemias ou em hemorragias muito intensas, a medula amarela é capaz de se converter em medula vermelha, produzindo tais células. No entanto, há casos em que tal comportamento da medula é insuficiente para promover seu bom funcionamento, sendo necessário que a pessoa receba um transplante de medula óssea.
    É pertinente saber também que em algumas pesquisas feitas com células-tronco da medula óssea sugeriam que elas tinham capacidade de se transformar em neurônios, desde que expostas a condições específicas. No entanto, estudos mais recentes apontam para o fato de que essas novas estruturas, apesar de bem parecidas com as referidas células do tecido nervoso, não são capazes de transmitir impulsos elétricos.
    A parte positiva dessa questão é que, embora não ajam como neurônios propriamente ditos, é sabido que essas células podem secretar moléculas que combatem inflamações e ajudam tecidos danificados a se recuperarem.
    Dessa maneira, verifica-se que este material recupera um tema bastante relevante: medula óssea vermelha e o incentivo à sua doação, podendo ser acrescido de outras informações como, por exemplo, curiosidades que foram expostas neste comentário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1_BIO_LIC_NB_Tifanny_Soares_Fragoso
      Disponível em: .

      Excluir
    2. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir