Os ossos são órgão do nosso corpo. e precisam de cuidados. Isso também deve ser pensado, com a falta de cuidados e maus hábitos, pouco a pouco, com o passar do tempo, as dores e problemas relacionados à estrutura óssea surgem, tais como: lesões e fraturas precoces.
Afinal quais hábitos são esses?
1) Alimentos prejudiciais para os ossos: refrigerantes: contém teor extremamente alto de ácido fosfórico, prejudicando a absorção de cálcio. Café: o recomendável é não passar de duas a três xícaras por dia, pois, no café contém xantinas, são substâncias que aumentam a excreção de cálcio pela urina, logo, pouco a pouco, essa bebida faz é favorecer a desmineralização óssea. Sal: é de conhecimento que o sal em excesso faz mal para o organismo, mas nesse caso especificamente ele descalcifica o organismo. Carne vermelha: é especialmente esse tipo de carne rica em aminoácidos e enxofre que aumentam a expulsão de cálcio do organismo.
2) Falta de sono: Segundo um estudo publicado no Journal Evidence-Based-Medicine, não dormir bem prejudica a saúde dos ossos e da medula óssea, pois reduz e dificulta a mineralização dos ossos, fazendo com que desenvolvamos osteoporose. Sendo assim, aqueles que tem dificuldade para dormir, é interessante que procure uma ajuda médica.
3) Fumar: pessoas que tem o hábito de fumar, geralmente apresentam os ossos mais frágeis. Isso se acentua nas mulheres, que chegam à menopausa com risco maior de sofrer fraturas nos ossos.
4) Carregar pesos e o uso de sapatos com salto alto: vai afetar na postura corporal. Para o dia a dia, é recomendável usar sapatos confortáveis, um tênis, por exemplo. O mais adequado e saudável para carregar objetos são as bolsas do tipo mochila, utilizando com as duas alças nos ombros e reguladas para o tamanho adequado da pessoa.
5) Sedentarismo: para evitar com que os ossos se debilitem, percam sua resistência, agilidade e as articulações percam a força, o sedentarismo precisa ser evitado. Começando com uma caminhada de meia hora todos os dias, as sequelas do sedentarismo vão desaparecendo.
Aplicação didática:
Para as aulas do 8° ano do ensino fundamental (trabalhando o sistema locomotor), o professor pode ensinar para seus alunos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida, sobre os bons hábitos com os ossos.
O professor pode acrescentar para sua aula uma reportagem que aborda a importância dos alimentos que fortificam os ossos, incentivando seus alunos a se preocuparem mais com a saúde do corpo.
Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/videos/t/edicoes/v/bem-estar-tira-duvidas-sobre-a-saude-dos-ossos/4648389/>. Acesso em: 05 jun. 2017.
1_BIO_LIC_NA_Mateus_Alexandre
ResponderExcluirPostagem muito interessante e útil. Além de se encaixar em uma aula sobre ossos do corpo humano, age também com cunho informativo, nos alertando sobre como cuidar da saúde do nosso esqueleto.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Denise_Pereira
ResponderExcluirAssunto importante de ser abordado com os alunos, pois aplicando o conteúdo, o relacionando com os maus hábitos e falando sobre as consequências deles os incentivará a cuidar mais da saúde, além de fixar o conteúdo, pois com exemplos o aprendizado é facilitado. Muitas vezes sabe-se apenas o superficial sobre o assunto. Uma aula explicando detalhadamente o que realmente acontece no nosso corpo incentivaria também os alunos para mudança desses hábitos, principalmente os alimentares, proporcionando assim uma maior qualidade de vida.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Matheus_Scudlarek
ResponderExcluirConteúdo bastante importante de se tratar em sala de aula, além de estar diretamente relacionado com o tema de osteologia traz muitas informações sobre cuidado com os ossos e com a saúde em geral, o que ajuda diretamente na conscientização dos alunos.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_RENAN_MOURA.
ResponderExcluirEste assunto é de muita importância Pra ser estudada em sala de aula, não importante a idade que o aluno, pois a maioria de nós possuímos esses vícios que podem prejudicar nosso esqueleto.
1_BIO_LIC_NA_RENAN_MOURA
ExcluirREAJUSTE.
Digo,"Este assunto é de muita importância, para ser estudada em sala de aula, não importando a idade do aluno, pois a maioria de nós possuímos estes vícios que podem prejudicar nosso esqueleto."
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir