quarta-feira, 21 de junho de 2017

AS CÉLULAS QUE DÃO SUPORTE AOS NEURÔNIOS: NEURÓGLIA

Engana-se, quem pensa que no cérebro humano só existem neurônios. Nosso cérebro está repleto de outro tipo de célula: a Neuróglia. As quais, assumem funções de extrema importância para nós, como por exemplo melhorar a velocidade com que os neurônios podem sinalizar um com o outro.
Geralmente designadas por  “glias”, “células gliais” ou até “células de suporte” para o sistema nervoso (por darem proteção e apoio ao neurônios), as “neuróglias” são células que fazem parte do sistema nervoso central, porém , no sistema nervoso periférico também há células equivalentes. São consideradas células “não neuronais” por não transmitirem estímulos ao longo de seus prolongamentos, como os neurônios.
As neuróglias assumem funções no sistema nervoso como cercar, isolar e alimentar os neurônios, participar na transmissão de estímulos e mensagens, destruir patógenos e remover os neurônios mortos, assim como manter a homeostase e formar a mielina. Além de fabricar as moléculas que alteram ou inibem o crescimento de dendrites e axônios, promovendo a reparação de células lesadas.
Estima-se que haja no Sistema Nervoso Central 10 células da glía para cada neurônio, mas devido ao seu reduzido tamanho, elas ocupam a metade do volume do tecido nervoso.
Há diversos tipos celulares, que se diferem em função e forma (como mostrado na figura abaixo), como por exemplo: Astrócitos, Micróglias, Oligodendrócitos e Células de Schwann (célula responsável pela produção da bainha de mielina em axônios dos neurônios do sistema nervoso periférico).
Segundo estudos, realizados recentemente, as células gliais também comunicam entre elas e com os próprios neurônios. Sendo capazes de alterar os sinais das células nervosas e podendo inclusive influenciar o local onde se formam as sinapses.



APLICAÇÃO DIDÁTICA: O material pode ser utilizado durante uma aula sobre sistema nervoso, para mostrar que no sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia), visto sua importância para os neurônios.


Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/biologia/celulas-da-glia>  Acesso em: 20 jun. 2017.
Disponível em: <http://www.icb.usp.br/mol/9-8-glia1.html>  Acesso em: 20 jun. 2017.
Disponível em: < http://www.emforma.net/12934-neuroglia>  Acesso em: 20 jun. 2017.
Disponível em:< http://ceciliaethassiamedvet.blogspot.com.br/2007/04/neurglia.html>  Acesso em: 20 jun. 2017.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Mateus_Kromp.
    Muito bom o conteúdo. O conteúdo pode ser utilizado para o 8º Ano do Ensino Fundamental, utilizado como complemento para concluir o assunto “Tecido Nervoso”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_ BIO_LIC_NB_GERSON_LUIZ Este é um assunto muito interessante e que desperta a curiosidade nos alunos, além disso, poderá ser utilizado tanto no ensino fundamental como no ensino médio para explicar o sistema nervoso central e o funcionamento do neurônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir