quarta-feira, 7 de junho de 2017

A DUREZA DO OSSO

Os ossos são fortes e resistentes graças ao tecido compacto que os envolve externamente. Geralmente presente na diáfise de ossos longos, na periferia dos ossos curtos e formando as chamadas Tabuas Internas e externas nos ossos planos, essa estrutura compacta se forma a partir de longos canais internos conhecidos como Canais de Havers e Canais de Volkmann interligados perpendicularmente. Ambos circundados por Lamelas concêntricas, esses canais possuem vasos sanguíneos que levam oxigênio e nutrientes para o osso todo. Assim quando um osso Compacto é observado pelo microscópio podemos perceber que ele não é tão denso quanto parece. Esse tipo de estrutura é extremamente importante para a sustentação e rigidez de nosso esqueleto, em conjunto com o tecido esponjoso localizado nas epífises dos ossos longos é possível a obtenção de movimentos mais estáveis com a absorção de impacto pela parte esponjosa (epífise) sustentada pela estruturação rígida da parte compacta (diáfise) do osso.
APLICAÇÃO DIDÁTICA
Com base nessas informações podemos exemplificar essa combinação entre dureza e estrutura “construindo um osso”. Para essa prática seus alunos precisarão de:
    Fita adesiva
    Cola
    Um pedaço de cartolina com 14cm de largura e o comprimento igual à altura de um canudinho.
    Canudinhos suficientes para cobrir toda a cartolina

Essa prática é indicada para crianças entre 7 e 8 e tem como objetivo ilustrar a resistência de um osso compacto que é formado por lâminas ao redor de um canal central, da mesma forma no “osso de cartolina” produzido por eles os canudinhos serão distribuídos entorno de um canal central.

Referência:
Fascículo: Corpo Humano. São Paulo: RBA, v.1, n.1, 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário