quarta-feira, 7 de junho de 2017

SISTEMA ESQUELÉTICO E REFRIGERANTE DE COLA SÃO INIMIGOS?

  Eis a questão. Em um experimento realizado, colocou-se um osso de galinha submerso em refrigerante de cola dentro de um recipiente. Após aproximadamente três semanas, retirou-se o osso e observou-se que ele havia perdido sua rigidez, ficando mole e flexível. Isso quer dizer que é assim que acontece com o ser humano quando ele consome esse tipo de refrigerante? Na verdade, não.
Figura 1 – Osso flexível.
  O refrigerante de cola possui, em sua composição, ácido fosfórico (H3PO4) que, em conjunto dos açúcares existentes, disfarçam o gosto amargo da bebida. Já na matriz extracelular do osso, encontra-se os cristais de hidroxiapatita [Ca5(PO4)3(OH)] os quais garantem dureza ao osso, e as fibras colágenas que atuam na sua flexibilidade. Em conjunto, essas duas estruturas garantem resistência aos ossos. Quando o refrigerante em questão fica em contato com o osso por um tempo prolongado, ele acaba reagindo e destruindo os cristais de hidroxiapatita, deixando o osso mole e flexível, ou seja, somente com as fibras colágenas. Entretanto, não é bem assim que acontece dentro do nosso organismo quando bebemos esse líquido.   
  Ao tomar o refrigerante de cola, ele não terá contato direto com os seus ossos. Mas, o ácido fosfórico (H3PO4), presente na bebida, reagirá com o íon Cálcio (Ca+2), existente em nosso organismo e formará como produto fosfato de cálcio [Ca3(PO4)2] que é solúvel em água e facilmente excretado pelo corpo humano. Portanto, o refrigerante de cola não descalcifica os ossos quando é ingerido, porém, ele prejudica a absorção de cálcio pelo nosso corpo.
  Sendo assim, o sistema esquelético só será inimigo do refrigerante de cola quando este for consumido em excesso, pois esse composto possui uma baixa concentração de ácido fosfórico (H3PO4). Contudo, aí vem um conselho: prefira beber leite ao refrigerante. Assim, você garantirá que seus ossos estejam sempre sadios e fortes.
Segue abaixo o link para acesso do vídeo com o resultado do experimento:

Aplicação didática: Esse assunto pode ser desenvolvido com os alunos do 1°ano do ensino médio. É nesse estágio que eles terão o seu primeiro contato com a biologia propriamente dita. Dessa maneira, esse material une o sistema esquelético (tecido ósseo) e a bioquímica da célula, trazendo para a sala de aula um exemplo de experimento que pode ser facilmente reproduzido pelos alunos em suas casas. Vale ressaltar que, ao desenvolver esse conteúdo, será despertada a reflexão sobre tal tema e também a reflexão nos hábitos alimentares possuídos por eles. 
Referências:
Disponível em: <www.mundoeducacao.bol.uol.br/quimica/acido-fosforico.htm>. Acesso em: 06 de jun. de 2017.
Disponível em: <www.infoescola.com/quimica/acido-fosforico-e-descalcificacao-ossea-amp/>. Acesso em 06 de jun. de 2017.
Disponível em: <www.manualdomundo.com.br/2011/04/como-fazer-um-osso-flexivel/>. Acesso em 06 de jun. de 2017.

7 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Marcely_Antonio
    Achei muito interessante esse tema, esclarece o efeito do refrigerante de cola nos ossos e é um ótimo tema para ser trabalhado em sala de aula, pois é difícil encontrar alguém que não goste de tomar a tradicional Coca Cola e o que não pode deixar despercebido são seus efeitos maléficos pro organismo, como citado na publicação. O osso é constituído por cerca de 70% de cálcio e a Coca Cola dificulta absorção desse tão importante mineral, podendo ocasionar doenças como a osteoporose. Portanto, concordo com o texto, devemos substituir esse malicioso refrigerante.

    ResponderExcluir
  2. 1_ BIO_LIC_NB_Gerson,
    É um assunto muito importante para ser tratado em salas de aula, é muito interessante demonstrar, através do experimento citado, o quanto alguns alimentos são prejudiciais a saúde, principalmente os refrigerantes de cola, que além de conter o ácido fosfórico (H3PO4), também contém cafeína, que em excesso também prejudica os ossos, pois irá estimular a eliminação de cálcio pelo organismo, desta maneira, diminuindo a densidade dos ossos, deixando-os propensos a fraturas.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_VA_Andrelise_Lavino
    Esse assunto é tão importante que deve ser trabalhado também no ensino fundamental para conscientização das crianças quanto ao consumo de refrigerantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1_BIO_LIC_VB_Andrelise_Lavino
      Esse assunto é tão importante que deve ser trabalhado também no ensino fundamental para conscientização das crianças quanto ao consumo de refrigerantes.

      *Comentário corrigido

      Excluir
    2. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir