O sistema esquelético humano é uma armação que está em todos os humanos, ele serve para proteger os órgãos vitais e suportar o resto do corpo, mantendo você unido, mesmo havendo apenas uma arquitetura fundamental do esqueleto humano ainda assim existem diferenças estruturais entre o esqueleto feminino e o masculino.
O crânio, região da cabeça, formado por vários ossos possui várias diferenças, que podem ser notadas apenas com simples toques, a primeira pode ser vista nos arcos superciliares, na qual nos homens essa parte é mais pronunciada e mais grossa do que nas mulheres que é mais fina e mais delicada. No osso zigomático ou “osso da bochecha” é menos pronunciado nas mulheres do que nos homens que chega a ser mais marcada.
A mandíbula (maxila inferior) de uma mulher é mais arredondada em comparação ao dos homens que é mais quadrada. Homens tem também o ângulo da mandíbula maior do que nas mulheres em que é mais arredondada.
Disponível em: <http://vanessa.in/2016/03/12/diferencas-entre-rosto-masculino-e-feminino/>. Acesso em: 05 jun. 2017.
Nesta imagem é possível ver algumas diferenças citadas, indicadas nas setas vermelhas.
Partindo do crânio e descendo para ao conjunto de ossos que formam a pelve, na qual estão o sacro, cóccix, ílio, ísquio e púbis, podemos encontrar mais diferenças, como estes dois exemplos. A abertura superior da pelve nas mulheres tem formato oval e nos homens formato de “coração”. Também há diferença no ângulo púbico sendo um ângulo de 50-60° pertencente ao homem, já quando é 80-85° temos uma mulher.
Disponível em: < https://oimedicina.wordpress.com/2012/06/06/osteologia-esqueleto-apendicular-cingulo-do-membro-inferior-e-membros-inferiores/>. Acesso em: 05 jun. 2017.
Estes são alguns exemplos de diferenças que podemos encontrar em esqueletos feminino e masculino, muito usado
Aplicação didática:
O professor pode utilizar este conteúdo, no 9° ano do ensino fundamental nas aulas de Ciências, na matéria de osteologia, no ensino médio em Biologia nas matérias que envolvem o esqueleto o humano, no ensino superior em aulas de Anatomia, com o intuito de instigar o aluno a entender as diferenças dos esqueletos feminino e masculino.
Disponível em: <http://faqbio.blogspot.com.br/2011/12/como-saber-o-sexo-de-um-esqueleto.htm>. Acesso em: 05 jun. 2017.
1_BIO_LIC_NA_Graziela_Munhoz
ResponderExcluirÉ interessante citar as diferenças de um esqueleto feminino para o masculino, pois são em pequenos detalhes que pode ser observado. Porém, na pelve, é interessante ver a diferença gritante de um esqueleto para o outro.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO conhecimento mais aprofundado sobre esse assunto é bastante importante para cientistas forenses por exemplo, pois ajuda na parte de identificação do sexo da vítima. Mas para alunos do fundamental e médio, acredito que o texto e as imagens se encontram perfeitamente estruturados, principalmente a nível de curiosidade.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ExcluirRealmente mostrar algumas dessas diferenças, é algo que os ajudam a compreender seus próprios corpos.
ResponderExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir