domingo, 18 de junho de 2017

O CÉREBRO SENTE DOR?

A resposta é não, e para entender o porque disso precisamos saber como sentimos dor. Qualquer sensação para ser percebida tem que chegar ao cérebro, pois somente ele é capaz de interpretar tais estímulos. Por todo nosso corpo existem milhares de neurônios sensoriais, que são chamados de nociceptores, eles tem a tarefa de enviar a informação ao cérebro dizendo que algo esta errado.  Estes nociceptores podem ser excitados de diversas maneira, podendo assim detectar pressão, estímulos de calor, de frio, além de detectar a presença de fatores químicos. Assim que este neurônio é estimulado um sinal é enviado, este sinal é conduzido para medula espinal através do sistema nervoso periférico, que o conduz para o encéfalo, quando o sinal chega ao córtex este estimulo é interpretado pelo cérebro que produz uma resposta, esta resposta é enviada no sentido oposto do estimulo inicial através do sistema nervoso central em direção ao SNP. É desta maneira que percebemos as sensações. E porque nosso cérebro não sente dor? Pelo simples fato de que no cérebro não existem estes nociceptores, os neurônios responsáveis pela sensação de dor.
Mas porque sentimos dor de cabeça? Podemos sentir dor em outras estruturas próximas ao cérebro e que são sensíveis a dor, por exemplo na meninge, membrana que protege o cérebro e a medula espinal, podemos sentir dor nos ossos, mais especificamente no periósteo, membrana enervada, nos vasos sanguíneos e no couro cabeludo, além disso também podemos sentir dor na musculatura da cabeça e pescoço, entre outras regiões. Esta capacidade de não sentir dor no cérebro pode ser comprovada em algumas cirurgias cerebrais, pois o paciente fica acordado durante todo o procedimento, isto é feito para que o neurocirurgião possa monitorar as áreas a serem tratadas e assim diminuir o risco de lesão em outras áreas do cérebro. Esta técnica cirúrgica é chamada de craniotomia acordada e é muito utilizada em retirada de tumores.

Aplicação didática: Este conteúdo pode ser utilizada em aulas para explicar o funcionamento do sistema nervoso, mostrando como os impulsos nervosos são enviados e recebidos pelo cérebro.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=V90O3ciOIHw>. Acesso em: 17 jun. 2017.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Graziela_Munhoz
    Ótimo material, usa o tema da aula e algo muito comum do cotidiano, a dor de cabeça. Assim atraindo a atenção dos alunos.

    ResponderExcluir