domingo, 18 de junho de 2017

ENTENDENDO A FAMOSA MIOPIA

A miopia, se trata de um problema visual, em que a imagem é focalizada no olho, antes de chegar a retina. Mas para se compreender melhor ela, é necessário o mínimo de conhecimento sobre o olho:
O bulbo do olho, possui três camadas que o revestem: A túnica fibrosa externa, onde se localizam a córnea e a esclera (membrana que protege o olho garantindo forma e resistência) a túnica vascular, que é a intermediária, sendo formada pela corioide, corpo ciliar e íris e a túnica sensorial interna, que é formada pela retina. Na retina é que se encontram as células fotorreceptoras capazes de receber a luz e transformá-la em impulso nervoso.
As pessoas que enxergam bem, é porque tem a capacidade de captar os raios luminosos e focalizá-los por meio da lente, em direção a retina que possui as células fotorreceptoras. Essa lente, é uma estrutura posterior á íris, de formato biconvexo e transparente, embutida em uma cápsula elástica que se liga ao corpo ciliar (músculo que permite a movimentação do bulbo do olho), o corpo ciliar é capaz de alterar o formato da lente, afim que de que ela realize a focalização fina dos objetos, apesar do fato da maior parte da luz sofrer refração por meio da córnea. (Fonte: Moore K. L., Dalley A. F., Agur A. M.- Anatomia Orientada para Clínica, sexta edição, pag.1104).
Essa pesquisa foi realizada com base no site IORJ (Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro), com o intuito de entender a miopia. Segundo dados coletados do site, o que ocorre na miopia é que a imagem focalizada pela lente, forma-se antes de chegar a retina, onde se encontram as células capazes de transformar a luz em impulsos nervosos. Sendo assim, a pessoa não consegue enxergar com a nitidez natural que ela deveria possuir. Sendo o distúrbio refrativo mais comum encontrado no mundo.
Figura 1: Primeira imagem demonstrando a focalização sendo feita antes de alcançar a retina, enquanto a segunda imagem apresenta a visão embaçada das pessoas míopes.
Fonte: IORJ (Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro)- O que é a Miopia. Disponível em: <http://www.iorj.med.br/o-que-e-miopia/>. Consultado em: 16 Jun. 2017.

Pela focalização ocorrer antes de chegar a retina, as imagens próximas das pessoas míopes podem ser vistas com nitidez, porém as distantes tornam-se apenas um borrão, podendo ser mais intenso ou menos, dependendo do grau da intensidade desta.
Figura 2: Tabela de comparação entre a visão de uma pessoa sem miopia e de pessoas míopes com grau 1, 2 e 3 respectivamente:

Fonte: IORJ (Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro)- O que é a Miopia. Disponível em: <http://www.iorj.med.br/o-que-e-miopia/>. Consultado em: 16 Jun. 2017.

Há uma classificação didática, para os tipos de miopia, segundo o site IORJ:
1: Miopia axial: Aumento do globo ocular, com diâmetro anteroposterior maior que o normal;
2: Miopia de Curvatura: Aumento da curvatura da córnea, ocorrendo uma refração muito excessiva para um olho de tamanho normal;
3: Miopia secundária: ela pode ser associada a Catarata Nuclear, quando há a degeneração do cristalino, acarretando problemas no seu poder de refração, e a miopia secundária pode ocorrer também após um trauma ou cirurgia para glaucoma, ocorrendo um deslocamento anterior do cristalino.
4: Miopia congênita: Esse caso se apresenta ao nascimento, em que a criança apresenta um alto grau de miopia.
Contudo existem formas de se corrigir a miopia e a primeira delas, pode ser através do uso de óculos ou lentes, que farão com que a imagem antes formada anteriormente a retina, agora se forme exatamente nela, ficando a imagem nítida e focalizada. Também pode ser realizada uma cirurgia para a correção da miopia, a cirurgia indicada é a cirurgia refrativa a laser, onde o laser modificará a curvatura da córnea, tornando-a mais plana e assim faz com que os raios de luz possam cair exatamente na retina, mas este tipo de cirurgia não é aconselhado quando o paciente possui uma córnea muito fina, pois prejudicaria o seu olho, mas então sugere-se outro tipo de cirurgia em que são inseridos no paciente um anel intracorneano, é um anel em acrílico, colocado em pessoas que possuem um alto grau de miopia, onde corrige-se a córnea de pacientes que possuem as suas córneas muito delgadas.
Aplicação Didática: Utilizado para o estudo da Anatomia do olho humano, apresentando aos alunos a miopia como exemplo de imperfeição das suas estruturas que realizam a refração e focalização das imagens, acarretando problemas visuais. Indicado para alunos principalmente de curso superior, que atuem na área de saúde.

Disponível em: IORJ (Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro)- O que é a Miopia. Disponível em: <http://www.iorj.med.br/o-que-e-miopia/>. Consultado em: 16 Jun. 2017.
Disponível em: Moore K. L., Dalley A. F., Agur A. M.- Anatomia Orientada para Clínica, sexta edição, pág.1104. Consultado em: 16 Jun. 2017.


Um comentário:

  1. 1_BIO_LIC_NB_Marcely_Antonio
    Muito interessante, é de extrema importância entender essa doença, já que os casos de miopia vem crescendo cada vez mais, estudos estimam que em 2050 metade da população mundial apresentará esse problema na visão, com isso, deve se dar ênfase nesse assunto em ambientes escolares.

    ResponderExcluir