Os mecanismos cerebrais que
tornam o homem inteligente começaram a ser desvendado apenas há uma década. E,
segundo as últimas descobertas, você deve esquecer a analogia a um computador.
Parece muito mais adequado comparar o cérebro humano a um agitado debate
estudantil em que as informações pipocam de forma desorganizada e, muitas vezes,
prevalece quem fala mais alto. Em 2015, cientistas americanos concluíram que
qualquer estímulo que chega ao cérebro não segue uma rota definida, mas
percorre diversos caminhos de neurônios, e alguns vão levar a dados que nada
têm a ver com o assunto tratado. Mas, sempre que determinado estímulo encontra
uma espécie de eco em algum dado estocado na memória, esse circuito passa a ser
mais ativado, como se gritasse alto e bom som uma pista. No final, é como se o
cérebro escolhesse as pistas e, por intuição, decidisse em favor de uma
resposta, mesmo que incompleta, pelos dados de que dispõe.
A memória pode ser definida
como o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências
ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de
novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no
cérebro. No vídeo do youtube chamado “Memória”, do canal Nerdologia, conseguimos
compreender um pouco mais sobre esse incrível poder humano (principalmente).
Lá, o biólogo e pesquisador Átimi explica como formamos a nossa memória através
das sinapses entre os neurônios e conta casos extraordinários como o de uma
pessoa que perdia a sua memória a cada 30 minutos e o de outra que tinha a sua
memória intacta: ela lembrava de tudo e até das coisas que queria esquecer.
Segue abaixo o link para
acesso ao vídeo:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bj-7axay48w>.
Acesso em: 20 jun. 2017.
Aplicação didática:
Esse material pode ser usado no momento em que for trabalhado o sistema nervoso
com os alunos, apresentando certo aprofundamento no tema “memória”. Assim, além
de firmar o conteúdo reproduzido, pode – se mostrar algumas curiosidades explicitadas
no vídeo mencionado.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bj-7axay48w>.
Acesso em: 20 jun. 2017.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/cerebro-humano/>.
Acesso em: 20 jun. 2017.
Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/memoria-1.htm>.
Acesso em: 20 jun. 2017.
1_BIO_LIC_NA_Lorena
ResponderExcluirAssunto muito interessante de falar com as crianças, despertar a curiosidade,e poder mostrar o filme Divertidamente.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_NA_Andrelise_Mello
ResponderExcluirGostei do seu texto, e do modo como explicou como funciona a passagem de informações no cérebro. As pessoas comumente comparam o cérebro a um computador, e seu texto esclarece que essa comparação é errada.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Erica_Araujo
ResponderExcluirO material é muito bom mesmo!Acabei realizando algumas pesquisas sobre o assunto e é muito interessante, como não esquecemos como se dirige ou uma música e facilmente esquecemos chaves e outros objetos.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir