quinta-feira, 22 de junho de 2017

COMO FORMAMOS A NOSSA MEMÓRIA?

Os mecanismos cerebrais que tornam o homem inteligente começaram a ser desvendado apenas há uma década. E, segundo as últimas descobertas, você deve esquecer a analogia a um computador. Parece muito mais adequado comparar o cérebro humano a um agitado debate estudantil em que as informações pipocam de forma desorganizada e, muitas vezes, prevalece quem fala mais alto. Em 2015, cientistas americanos concluíram que qualquer estímulo que chega ao cérebro não segue uma rota definida, mas percorre diversos caminhos de neurônios, e alguns vão levar a dados que nada têm a ver com o assunto tratado. Mas, sempre que determinado estímulo encontra uma espécie de eco em algum dado estocado na memória, esse circuito passa a ser mais ativado, como se gritasse alto e bom som uma pista. No final, é como se o cérebro escolhesse as pistas e, por intuição, decidisse em favor de uma resposta, mesmo que incompleta, pelos dados de que dispõe.
A memória pode ser definida como o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas. Relaciona-se fortemente à aprendizagem que é a obtenção de novos conhecimentos, pois utiliza a memória para reter tais informações no cérebro. No vídeo do youtube chamado “Memória”, do canal Nerdologia, conseguimos compreender um pouco mais sobre esse incrível poder humano (principalmente). Lá, o biólogo e pesquisador Átimi explica como formamos a nossa memória através das sinapses entre os neurônios e conta casos extraordinários como o de uma pessoa que perdia a sua memória a cada 30 minutos e o de outra que tinha a sua memória intacta: ela lembrava de tudo e até das coisas que queria  esquecer.
Segue abaixo o link para acesso ao vídeo:

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bj-7axay48w>. Acesso em: 20 jun. 2017.

Aplicação didática: Esse material pode ser usado no momento em que for trabalhado o sistema nervoso com os alunos, apresentando certo aprofundamento no tema “memória”. Assim, além de firmar o conteúdo reproduzido, pode – se mostrar algumas curiosidades explicitadas no vídeo mencionado.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=Bj-7axay48w>. Acesso em: 20 jun. 2017.
Disponível em: <http://super.abril.com.br/saude/cerebro-humano/>. Acesso em: 20 jun.  2017.

Disponível em: <http://brasilescola.uol.com.br/psicologia/memoria-1.htm>. Acesso em: 20 jun. 2017.

6 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_Lorena
    Assunto muito interessante de falar com as crianças, despertar a curiosidade,e poder mostrar o filme Divertidamente.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. 1_BIO_LIC_NA_Andrelise_Mello
    Gostei do seu texto, e do modo como explicou como funciona a passagem de informações no cérebro. As pessoas comumente comparam o cérebro a um computador, e seu texto esclarece que essa comparação é errada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  4. 1_BIO_LIC_NA_Erica_Araujo
    O material é muito bom mesmo!Acabei realizando algumas pesquisas sobre o assunto e é muito interessante, como não esquecemos como se dirige ou uma música e facilmente esquecemos chaves e outros objetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir