A isquemia cerebral é o resultado da interrupção do fluxo sanguíneo em uma ou mais artérias que nutrem o cérebro. Tal fato pode resultar de um coágulo sanguíneo formado no coração ou nos vasos do pescoço que se desloca para o cérebro.
Em determinadas situações, quando a obstrução é completa e dura tempo suficiente, uma parte do cérebro pode morrer, desde que a artéria não seja reaberta imediatamente.
É um processo que progride rapidamente. Podendo em muitas vezes surgir durante o sono, devido a uma queda fisiológica natural de pressão. Se o sistema circulatório já apresentava alguma deficiência, essa queda natural pode precipitar uma isquemia.
Quanto aos efeitos, segundo o site Saúde Descomplicada:
" ...quando a isquemia atinge uma das metades do cérebro, seus efeitos se fazem sentir no lado oposto do corpo. Ou seja, se houver falta de oxigênio na porção esquerda, o lado direito sofrerá alterações. Isso ocorre porque a maioria das fibras nervosas que saem do cérebro cruza para o lado oposto, onde passa a atuar."
Devido a organização do cérebro, ele é dividido por setores de controle das atividades orgânicas, desta forma, é possível identificar os efeitos que afetam determinada porção cerebral. Tais efeitos incluem a dificuldade em andar, o desvio dos olhos, a deficiência da visão, além de que pode levar a paralisia, ocasionando a perda de sensibilidade na face, braço, mão, perna e pé.
Aplicação Didática: É interessante ser aplicado este conteúdo ao se apresentar estudos relacionados ao sistema nervoso. Além do aluno ter um amplo conhecimento e entender os efeitos causados por tal doença, é fundamental para fazer a associação com todo o processo que ocorre no sistema nervoso e suas consequências.
Referências:
Disponível em: <http://www. institutoneurovascular.com/ tratamentos/isquemia-cerebral- aguda/>. Acesso em: 20 de jun. 2017.
Disponível em: <https://biosom.com.br/blog/ saude/isquemia-cerebral/>. Acesso em: 20 de jun. 2017.
Disponível em: <http://www. saudedescomplicada.com/ clinica-geral/isquemia- cerebral-vascular-isquemico/>. Acesso em: 20 de jun. 2017.
1_BIO_LIC_VB_Luiz_Felipe_Biuk
ResponderExcluirEsse assunto também poderia ser trabalhado em uma aula sobre sistema circulatório envolvendo doenças cardiovasculares, uma vez que também existe a isquemia cardíaca, a qual afeta os vasos sanguíneos do coração.
Bem colocado, Luiz. Sempre legal trabalhar o material de forma a abordar assuntos e matérias diferentes. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_EDUARDA_LISBOA
ResponderExcluirLembrando que o Isquiema Cerebral pode ser classificado em dois tipos:
- Isquiema Cerebral Focal: que é basicamente um AVC.
- Isquiema Cerebral Global: que ocorre quando o sangue para de fluir.
O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir