quinta-feira, 22 de junho de 2017

MENINGITE: AFINAL O QUE É ISSO?

A meningite é uma doença identificada pela inflamação das meninges. As meninges são as três membranas de tecido conjuntivo que envolvem do encéfalo e da medula espinal fazendo o revestimento e a proteção dos mesmos. São elas da parte mais externa para a mais interna: Dura-máter, Aracnoide e a Pia-máter.  


Essa doença pode ser causada tanto por vírus e bactérias quanto por fungos, porém a ocorrência deste último é menor em relação aos outros dois. Na meningite viral muitas vezes não é necessário um tratamento, porém sempre é recomendada a consulta à um médico.

Quando a meningite é bacteriana, o cuidado deve ser maior uma vez que esse é o tipo mais perigoso, podendo causar sequelas graves como perda total ou parcial da visão, perda total ou parcial da audição, problemas nos rins, paralisia, dificuldade na aprendizagem, problemas no sono e em alguns casos pode levar à morte.

Os sintomas da meningite incluem: calafrios, falta de apetite, fadiga e sensação de rigidez no pescoço. É importante observar que alguns desses sintomas muitas vezes são confundidos como sendo causados pela gripe e por resfriados.

Para o tratamento, dependendo do tipo de meningite, são usados medicamentos específicos indicados pelo médico, mas normalmente o tratamento envolve a utilização de antibióticos intravenosos ou medicamentos antivirais.

Aplicação Didática: Esse assunto pode ser abordado em uma aula sobre o sistema nervoso para auxiliar no entendimento da função das meninges, além de poder reforçar a importância do sistema nervoso no nosso organismo, uma vez que algumas doenças podem gerar complicações tanto psicológicas quanto físicas.


Referências:


Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/meningite >. Acesso em: 20 jun. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário