sexta-feira, 23 de junho de 2017

GOTA: A DOENÇA DO JULIUS




A artrite gotosa, mais conhecida como gota, é uma doença reumatológica que afeta as articulações, principalmente a base conjunta do dedão do pé.

Frequentemente crônica, é causada pelo elevado nível de ácido úrico no sangue, que acaba por formar cristais de urato de sódio que são depositados nas articulações. É mais comum em homens e mulheres na menopausa.

Os cristais causam a irritação da cartilagem articular e membrana sinovial, provocando inchaço, deterioração do tecido e dor severa.


No vídeo abaixo temos uma explicação com mais detalhes sobre o problema:


Aplicação didática: Esse material pode ser usado para trabalhar doenças reumatológicas, após trabalhar articulações em sala de aula. É um assunto importante pois a gota é uma doença muito comum. 


Referências:
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=FEHqNCpTV5k>. Acesso em: 21 Jun. 2017. 

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=6mh3qnDc3yI>. Acesso em: 21 Jun. 2017. 

Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/gota>. Acesso em: 21 Jun. 2017.

4 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_VA_GIOVANA_DAL_COL, achei muito interessante a relação com o vídeo da série "Todo mundo odeia o Chris", acredito que dessa forma os alunos mostrem interesse maior durante a aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, Giovana. Relacionar os conteúdos com situações de entretenimento como música, cinema e vídeos, por exemplo, são uma forma muito boa para o aluno dar valor ao que está estudando e facilitar o aprendizado. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_NB_GUSTAVO_KAZEKER
    O interessante desse tema é a maneira como foi desempenhado e utilizado usando como recurso didático uma série muito conhecida e famosa pelos jovens. Com isso, ajudando e esclarecendo de uma maneira tao "simples" um conteúdo que para alguns as vezes se torna complicado ou despercebido pela maioria. Realmente uma abordagem excepcional utilizando de meios representativos básicos, porém com conteúdo muito abrangente por de traz de tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, Gustavo. Bem colocado. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir