A catarata é uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino, que é a lente situada atrás da íris, cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem. Essa lesão deixa a visão embaçada, mas pode apresentar outros sintomas como: sensibilidade à claridade ou ofuscamento, visão noturna reduzida e necessidade de luz mais forte para leitura.
A causa mais comum é envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida, mas também existe a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata, porém são casos raros.
Outras causas da catarata são: diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticoides, uso prolongado de medicamentos esteroides, inflamações intraoculares, traumas e excesso de radiação.
O tratamento para catarata é a cirurgia, como ela é feita é explicada na figura abaixo.
Aplicação didática: Esse assunto pode ser apresentado após uma aula sobre a visão e o funcionamento do olho. É um assunto que chama a atenção por ser uma doença muito comum, e entender mais sobre ele vai ser interessante para os alunos.
Disponível em: <http://ares.hosbos.com.br/ blog/doencas-dos-olhos/ catarata-o-que-e-e-como- tratar/>. Acessado em: 21 de jun. 2017.
Disponível em: <http://www.visaolaser.com.br/ saude-ocular/doencas-oculares/ catarata/>. Acessado em: 21 de jun. 2017.
A explicação está ótima, pois foi feita de forma simples, completa e muito bem estruturada. Tal assunto, também poderia ser correlacionado com aulas de Física Óptica.
ResponderExcluirBem colocado, Ane. A interdisciplinaridade é sempre uma boa maneira de abordar um conteúdo, trazendo a aula mais perto do cotidiano. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_Luiz_Felipe_Biuk
ResponderExcluirÉ muito bom poder relacionar algumas doenças com as aulas, uma vez que os alunos poderão ter um melhor entendimento da função do que está sendo estudado. Existe um vídeo que poderia ser utilizado para complementar e auxiliar no entendimento da catarata, tal vídeo pode ser acessado a partir do seguinte link: https://www.youtube.com/watch?v=JCewFsZ_hsw
Isso, Luiz! Quanto mais você puder relacionar, mais claro e sólido será o conteúdo. Para acessar o vídeo acima, copie e cole seu link no seu navegador.
ExcluirO blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
1_BIO_LIC_VB_Eloise_Bassani
ResponderExcluirMuito interessante pois comenta de forma resumida e de fácil entendimento como que a pode ocorrer a catarata, o interessante de comentar doenças em sala de aula é que os alunos sempre tem algum parente ou conhecido que tem, assim podemos relacionar o dia-a-dia dos alunos em sala de aula assim provavelmente eles iram entender com mais facilidade o assunto.
Exato, Eloise! Relacionando os conteúdos com a vivência do dia a dia deixa mais claro ao aluno os sintomas de tal doença ou o porquê de seu parente/conhecido a possui. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir