quinta-feira, 22 de junho de 2017

SEIOS ÁS VEZES PODEM ENTUPIR

É isso mesmo que você leu às vezes os nossos seios da face podem “entupir”, isso é o que chamamos de sinusite também conhecida como rinossinusite, que é uma inflamação mucosa que ocorre nos seios da face, ou seios paranasais (região que compõe o crânio formado de cavidades ósseas ao redor do nariz, olhos e maças do rosto). 
A sinusite pode ser classificada como aguda (quando os sintomas são presentes em um período inferior a 12 semanas) e sinusite crônica (quando a inflamação persiste por mais de 12 semanas). A doença ocorre quando algum fator impeça que haja a drenagem de secreções presentes nos seios da face. As causas dessa inflamação variam, podendo ser causadas a partir de fatores externos, como bactérias, fungos, agentes que podem acarretar infecções, poeira, choque térmico. E também de fatores internos como alterações na anatomia nasal ou dos seios da face.
A sinusite crônica pode também conter algumas causas mais severas como: trauma na face, pólipos nasais, reações alérgicas persistentes, doenças que podem afetar a imunidade do individuo, células do sistema imunológico como, por exemplo, o eosinófilos que podem causar alguma inflamação, doenças que impedem que os cílios dos seios nasais se movam adequadamente, alterações de altitude, tabagismo e em casos mais raros por tumores nos seios da face.
 Os principais sintomas são: pressão ou dor facial, dores de cabeça, dificuldade ao respirar, redução ou perda temporária do olfato, dor de ouvido, tosse, garganta inflamada e, apesar de não ser um sintoma comum, em casos raros há relatos de febre. O diagnostico ocorre através de uma endoscopia nasal ou com a análise de exames de imagens registradas através de tomografias computadorizadas. 
Seu tratamento pode ser feito com corticosteróides orais ou injetáveis (que são mais utilizados para aliviar as inflamações mais graves), também pode ser utilizado descongestionantes, antibióticos e em casos que a sinusite seja persistente pode ser utilizado meios cirúrgicos. A seguir, uma animação em vídeo para entender melhor como ocorre à inflamação.

Aplicação Didática: Esse assunto pode ser usado em aulas sobre os ossos da cabeça, pois a sinusite é um problema que atinge grande parte da população. Com este conteúdo podemos passar aos alunos quais as causas mais comuns, qual o tratamento e também como um alerta de que aquele simples “nariz estúpido” pode acarretar consequências mais graves caso não seja tratado. 
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/sinusite>. Acesso em: 21 jun. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário