Engana-se quem acha que o crânio é formado por apenas um ou poucos ossos. Em geral, um adulto apresenta vinte e dois (22) ossos, porém, levando em conta o aparelho auditivo essa quantia salta para vinte e oito (28) ossos.
Dentre esses, oito formam a caixa craniana - um frontal; dois parietais; dois temporais; um occipital; um esfenoide e um etmoide - a qual envolve e protege o encéfalo, as meninges encefálicas, bem como órgãos da audição. Há também os da face, que formam o início de sistema respiratório e digestório, além de conter órgãos do sentido. Esses são quatorze: dois lacrimais, dois nasais, dois maxilas, dois zigomáticos, dois palatinos, duas conchas nasais inferiores, um mandíbula e um vômer.
E claro, não podemos esquecer dos ossos do aparelho auditivo, contando os dois lados somam-se em seis. Os ossículos da audição estão localizados na cavidade timpânica, são os menores ossos do corpo humano, todavia, isso não é empecilho algum como já visto em uma de nossas postagens anteriores: ''Prova de que tamanho não é documento''. Eles são em três pares de ossos: martelo, bigorna e estribo.
Aplicação didática: O conteúdo exposto seria muito bem aplicado ao fim da aula, como uma revisão e fixação do estudado. É de fácil compreensão, possibilitando alunos de Ensino Médio a Ensino Superior um melhor aprendizado.
O link a seguir é de um vídeo que ilustra em formato 3D os ossos da caixa craniana e face.
Disponível em:<https://www.youtube.com/wa
Referências:
1_BIO_LIC_VA_Rubya_Mariane_Silva
ResponderExcluirO conteúdo é muito interessante e seria usado, não somente ao final da aula,mas também em casa para servir como forma de estudo para uma prova.
O vídeo também auxilia na visualização do que foi dito e pode ser utilizado para aperfeiçoamento do conteúdo já visto.
Bem colocado, Rúbya. Em muitos casos uma representação digital e em 3D do conteúdo é mais acessível do que uma peça anatômica. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NB_GUSTAVO_KAZEKER
ResponderExcluirMuito bem abordado o tema, e também satisfatório, por levar em conta que anatomia só se aprende "pegando", " tocando", com isso desperta a vontade de aprender e saber sobre a importância de se estudar usando como vantagem alguns sentidos como no caso do tato e visão, estimulando o saber e o conhecer não somente os ossos do crânio, mas também do sistema esquelético em si, seria umas das maneira de estudo mas "lucrativas" em termos de aprendizagem.
Com certeza, Gustavo. Estes dois são os sentidos mais importantes para se estudar anatomia, até porque existem regiões do corpo humano que são difíceis de serem representadas como uma peça anatômica. Nestes casos os vídeos ajudam consideravelmente. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir