terça-feira, 31 de outubro de 2017

Infecção urinária: o mal frequente


             A infecção urinária, ou também chamada de infecção no trato urinário, trata-se de um quadro infeccioso e ocorre em qualquer parte do sistema urinário, tais como: nos rins, na bexiga, uretra e ureteres. Porém, é mais comum na parte inferior do trato urinário, onde fazem parte a bexiga e a uretra. 
                                                                




            Ao falarmos sobre os tipos, causas e sintomas da infecção urinária devemos levar em consideração o local da infecção, sendo que existem quatro tipos de infecção: cistite- infecção na bexiga, uretrite- na uretra, pielonefrite- nos rins, e a infecção nos ureteres.
            As causas podem variar com relação ao local desse quadro infeccioso. As situações mais comum de infecção urinária são a cistite e a uretrite, que afetam a bexiga e a uretra.
            É necessário tomar muita atenção com esses principais fatores de risco para a contração da infecção urinária: em casos que a uretra é menor, como no sistema reprodutor feminino, ou seja, o caminho que a bactéria precisa percorrer para chegar até a bexiga é menor.

            Apresentar algum tipo de bloqueio no trato urinário, como pedra nos rins e aumento da próstata. Segurar a urina, pois após muito tempo parada na bexiga facilita a proliferação de bactérias. Ter vida sexualmente ativa- os espermicidas, substâncias responsáveis por matar os espermatozoides, modificam a flora vaginal, deixando as mulheres mais suscetíveis à ação maléfica das bactérias, (nesse caso uma das alternativas é procurar camisinhas sem o tal espermicida ou que tenham a substância na parte interna). Sistema imunológico frágil, impedindo que as defesas do corpo atuem propriamente, facilitando a entrada de bactérias que causam infecções. 
          Os sintomas mais frequentes de infecção urinária são: ardência muito forte ao urinar; frequente necessidade de ir ao banheiro, mesmo após ter recém urinado; urina escura e as vezes acompanhada de sangue, além de odor forte; dor pélvica; incontinência urinária.
          Caso seja percebido alguns desses sintomas é necessário procurar um médico, para diagnosticar com certeza é preciso fazer alguns exames, um exemplo é o exame de urina, que é o mais frequente, a urina é analisada a procura de leucócitos e traços de sangue, sinais de infecção
          O tratamento de infecções urinárias varia muito de um tipo para o outro. Mas geralmente é feito à base de antibióticos.

Aplicação didática: abordando o sistema urinário para alunos do 8° ano do ensino fundamental, é de extrema importância dar conhecimento aos alunos a respeito da infecção que pode ocorrer no trato urinário, assim alertando também as causas. Além disso, pode atrair mais a atenção dos alunos para a aula, que estarão presos ao tema da matéria e ganhando mais conhecimentos. 


                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário