segunda-feira, 16 de outubro de 2017

PRESSÃO ARTERIAL IDEAL

    Para entender qual é a melhor pressão deve-se primeiramente aprender como o coração funciona. Para bombear o sangue, o coração realiza dois movimentos, SÍSTOLE e DIÁSTOLE. Designa-se como sístole quando o coração contrai e expulsa o sangue que vai para todo o restante do corpo, essa força exercida pelo coração é chamada de PRESSÃ SISTÓLICA. É dito como diástole quando o coração exerce um relaxamento e permite a entrada de sangue dentro de si, à força com que o sangue volta para o coração é denominada PRESSÃO DIASTÓLICA.
    Ouve-se com muita frequência que a pressão ideal é 12 por 8, esses números correspondem respectivamente a 120 e 80 milímetros de mercúrio (mmHg) aferidos no manguito do  esfigmomanômetro. Mas o que significa esses números infelizmente poucas pessoas sabem. O 12 é a pressão sistólica, força com que o sangue é bombeado pelo coração para o resto do corpo e o 8 se refere à pressão diastólica, força com que o sangue retorna ao órgão. Porém, pode ocorrer o seguinte questionamento, “se o sistema circulatório do ser humano é fechado, como a pressão do sague diminui?” isso acontece porque o sangue é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. Ao longo do caminho percorrido pelo sangue, o plasma extravasa dos vasos sanguíneos para nutrir o tecido envolto, as hemácias permanecem no vaso sanguíneo, porque este atua como um filtro que deixa somente o plasma passar, há entre eles uma permeabilidade. Como as hemácias e os outros componentes do sangue não saem dos vasos sanguíneos o sistema circulatório do ser humana pode ser denominado fechado. A pressão do sangue diminui porque o plasma extravasa, se ao sair do coração a pressão sistólica era 12 ao retornar a pressão diastólica será 8.



    O sangue que sai do coração percorre por artérias, que tem paredes mais grossas, revestidas por músculos para aguentar a força da pressão sistólica, já o sangue que retorna ao órgão, ele desloca-se por veias, que não possuem paredes tão resistentes, suportam uma pressão menor, que no caso é a pressão diastólica. Por esse motivo, a melhor pressão é quando a pressão diastólica é menor que a pressão sistólica, se a pressão diastólica for alta a veia não suporta a força do fluxo do sangue, diferente da das artérias.É muito preocupante quando a pressão com que o sangue volta pro coração é alta. Portanto, a pressão 12 por 8 é a ideal, assim como a 13 por 8 também é boa, o que não pode ocorrer é a pressão diastólica estar muito acima de 8.
  

APLICAÇÃO DIDÁTICA:
A pressão arterial é um assunto de grande importância, pois a hipertensão é uma doença que está muito presente na vida dos brasileiros, segundo a pesquisa Vigitel 2015, divulgada pelo Ministério da Saúde, um em quatro brasileiros é diagnosticado com hipertensão. Porém, mesmo com todos esses dados divulgados, esse problema é pouco compreendido pelos alunos, por isso pode ser tratado em qualquer ano do ensino fundamental ou médio, usufruindo da transposição didática, alertando sobre os fatores de risco e os sintomas, porque é muito comum ter familiares, amigos, pessoas próximas dos alunos com hipertensão e muitas vezes nem sabem, alertar sobre a gravidade dessa doença e orientar para que as pessoas que se enquadram nos fatores de risco ou que apresentem os sintomas procurem uma unidade de saúde para aferir a pressão arterial, o que torna de extrema relevância transpor esse conteúdo em sala de aula.


  Para incrementar o assunto, segue o link de um vídeo sobre hipertensão arterial:

 Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=67Zm5w-nvzw>. Acesso em: 11 de out. 2017.

 Disponível em: < http://www.folhadoes.com/noticia/2014/07/16/sintomas-de-pressao-alta.html >. Acesso em: 11 de out. 2017.




Nenhum comentário:

Postar um comentário