terça-feira, 31 de outubro de 2017

DENTES DE LEITE O QUE SÃO?



O material se refere a um vídeo, sobre a dentição decídua, produzido por profissionais da odontologia, abordando conceitos que dizem respeito aos primeiros dentes e posteriormente a troca da dentição decídua por dentição permanente.
Primeiramente, o desenvolvimento dentário começa durante o período embrionário e os dentes tornam-se visíveis (erupção dentária) na boca durante a infância, iniciando se por volta dos seis meses de idade. A dentição decídua ou como conhecida de dente de leite, é o primeiro conjunto de dentes que aparecem nos seres humanos e nos demais mamíferos, e que por volta dos seis anos de idade é substituída pela dentição permanente, após a sua queda, devido a sua raiz ter sido destruída pelo dente permanente que está por baixo. Se não existir o dente permanente, então o dente de leite fica na boca. Por vezes o dente permanente ou definitivo está mal posicionado e não faz cair o dente de leite. Sempre que um dente de leite fica na boca para lá do tempo razoável, é razão para verificar o que está acontecendo dentro do osso, através de uma uma radiografia panorâmica dental (ortopantomografia) revela fácilmente porque o dente de leite não cai.

Estruturalmente um dente decíduo é composto por uma camada externa de esmalte, uma interna de dentina e internamente a polpa dental. No entanto sua estrutura é a mesma que de um dente permanente, possui portanto este nome devido a sua coloração mais branca, é mais pequeno e tem outras diferenças que não são percebidas de imediato como menor camada de esmalte, maior câmara pulpar e raiz mais estreita.
Uma dentição decídua, compõem se basicamente por: 20 dentes de leite - 10 na parte superior e 10 na parte inferior, dentre estes estão:
Dentes incisivos: em um conjunto composto por 8 dentes, que servem para rasgar o alimento, mais tarde serão substituídos pelos incisivos permanentes.
Dentes caninos: em um conjunto de 4 dentes que servem para rasgar e furar o alimento, que serão substituídos pelos caninos permanentes.
Dentes molares: em um conjunto de 8 dentes, que servem para amassar ou triturar o alimento, substituídos pelos pré-molares.
 Esses dentes atuam como marcadores de posição para os dentes adultos que crescerão depois que os dentes de leite caírem. Regra geral, os dentes inferiores precedem os superiores, e os dentes em ambas as arcadas (maxilar superior e mandíbula), aparecem aos pares, um esquerdo e um direito.
Esse processo continua até o início da adolescência. Portanto vale ressaltar que é importante desenvolver uma alimentação saudável e os hábitos de escovação devem começar logo após o início da dentição

O material poderia ser usado em sala de aula com uma turma de oitavo ano, no contexto do conteúdo referente ao sistema digestório, como uma introdução a matéria, ou também ressaltando uma ênfase da importância da saúde bucal principalmente na infância, e dos hábitos  da importância da higiene bucal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário