O sistema linfático é um sistema fundamental, pois é o principal sistema de defesa do nosso corpo. Formado por linfonodos, que é uma rede de vasos que vão transportar a linfa dos tecidos para o sistema circulatório, ele também auxilia na absorção de ácidos graxos e equilíbrio dos fluidos no tecido.
Os linfonodos são pequenos órgãos que irão funcionar como filtros para substâncias nocivas. Neles há células do sistema imunológico que auxiliam no combate às infecções.
Os linfonodos normais são pequenos e dificilmente são detectados, mas quando existe uma infecção, inflamação ou câncer, os gânglios aumentam de tamanho. Esse câncer pode ser denominado linfoma, e é de origem desconhecida.
Conhece-se muitos subtipos de linfomas, a maioria dos oncologistas agrupam os tipos de linfoma de acordo com a velocidade de crescimento.
No vídeo abaixo é possível entender um pouco melhor sobre os linfomas:
APLICAÇÃO DIDÁTICA: esse vídeo pode ser exibido para os alunos, quando o professor trabalhar o “sistema linfático”, como curiosidade para os alunos sobre os linfomas.
Disponível em: <http://fiqueatentoaolinfoma.com.br/o-que-e-linfoma/> Acesso em: 17 de outubro de 2017.
Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DrvuutrPLho> Acesso em: 17 de outubro de 2017.
1_BIO_VB_EDUARDA_LISBOA
ResponderExcluirAchei muito interessante a postagem, pois por ser o principal fonte de defesa do organismo qualquer alteração nele é sinal de alerta, então é importante conhecer como ele se apresenta normalmente
Isso aí Eduarda! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir