As suas pernas não saem em disparada sem que você queira. Ao contrário, você escolhe se vai ou não correr, e em que momento. Da mesma forma, o seu braço não se estica sozinho para pegar um objeto. Você decide se vai ou não pegar o objeto, quando e de que maneira.
Movimentos como esses são controlados de acordo com o seu pensamento, a sua vontade. Trata-se de movimentos voluntários. Músculos ligados a esse tipo de movimento são por sua vez, chamados de músculos voluntários. Esses músculos trabalham em pares, quando um deles se contrai e puxa uma articulação, um outro se relaxa, e, para trazer o primeiro músculo de volta, relaxando-o, o segundo se contrai.
Mas em seu corpo também acontecem movimentos que não dependem da sua vontade, Por exemplo, o coração, que trabalha contraindo-se e relaxando-se, você querendo ou não. Isso também ocorre na respiração e o movimento peristálticos do intestino. Tratam-se de movimentos involuntários.
APLICAÇÃO DIDÁTICA:
Esse tema pode ser abordado durante as aulas de sistema muscular ou tecido muscular, visto que, essa parte não é muito trabalhada, pois, durantes as aulas se dá mais ênfase na estrutura e no funcionamento de um músculo.
Disponível em: < https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-muscular/> Acesso em: 16 de outubro de 2017.
Disponível em: <http://www.infoescola.com/anatomia-humana/musculos-do-corpo-humano/> Acesso em: 16 de outubro de 2017.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir1_BIO_LIC_NB_Rodrigo_Santos
ResponderExcluirBom conteúdo para demonstrar a complexidade de assuntos aparentemente simples, como a movimentação do nosso corpo, dando foco na biomecânica do movimento e assim fazer com que os alunos empreguem conhecimentos adquiridos em outras disciplinas.
Isso aí Rodrigo! A movimentação corporal parece simples, mas envolve uma variedade de processos complexos, fazer com que os alunos consigam associar conteúdos de várias disciplinas é com certeza muito importante! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_Eloise_Bassani
ResponderExcluirMuito interessante o assunto realmente muitas das vezes este assunto passa despercebido e n fica muito claro nas aulas. Vale também lembrar que alguns distúrbios involuntários alguns deles estão presentes neste site.
Disponível em:< https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-dor-disturbios-movimentos/Paginas/disturbios-movimento.aspx >. Acessado em: 26 de out de 2017.
Muito bom Eloise! Realmente é um assunto que muitas vezes deixa de ser mencionado em sala. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
ExcluirPara acessar o link, copie e cole em seu navegador: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/nucleo-avancado-dor-disturbios-movimentos/Paginas/disturbios-movimento.aspx
Excluir