terça-feira, 17 de outubro de 2017

A TROMBOSE PODE SER UM INIMIGO SILENCIOSO

Caracterizado pela formação de coágulos sanguíneos em veias ou artérias do corpo, a trombose é um problema pode ser originado de diferentes fatores e gerar diversas complicações.
O processo de coagulação é natural no organismo, porém quando ele acontece no interior do vaso ao invés de ocorrer na parede do mesmo, pode vir a causar uma obstrução, desenvolvida pela agregação plaquetária formando assim o chamado trombo. Tal obstrução pode prejudicar o fluxo de sangue ocasionando inchaço e dor no local. Quando esses coágulos se formam em uma veia profunda do corpo leva a formação da TVP Trombose venosa profunda sendo que isso geralmente ocorre nos membros inferiores, podendo aparecer de forma assintomática.




  Um problema relacionado com a trombose se dá quando esse trombo se desprende do seu local de fixação, sendo levado pela corrente sanguínea para outras regiões do corpo. Nesse processo o trombo é chamado de êmbolo e quando este se aloja em algum vaso causando a sua obstrução gera a chamada embolia. A embolia mais comum existente é a pulmonar, e ocorre quando se tem o bloqueio de uma ou mais artérias pulmonares.
Alguns fatores que podem aumentar o risco de ocorrência do mesmo são:
- Uso de 
anticoncepcionais.
- Fumo
- Varizes: uma vez que a veia se encontra dilatada fazendo com que o sangue circule mais lentamente.
- Gravidez: devido ao aumento da pressão exercida sobre as veias da pélvis e das pernas
- Fatores hereditários como a hipercoagulabilidade.
- Obesidade: pois o acúmulo de gorduras combinado com o excesso de peso faz com que se tenha ainda mais pressão sobre as veias
- Passar muito tempo sentado em uma única posição, deitado ou em repouso absoluto.
Após feito o diagnóstico o tratamento se baseará em três principais objetivos, que seriam fazer com que o coágulo sanguíneo não aumente de tamanho, impedir que esse coágulo se desloque para outras regiões do corpo, e reduzir a possibilidade de uma nova ocorrência de trombose.
Esse tratamento poderá se utilizar de medicamentos como anticoagulantes ou até mesmo de meios como a introdução de um tipo de filtro na maior veia do abdômen para prevenir que nenhum coágulo avance para o pulmão.
Abaixo segue-se um vídeo que ilustra como ocorre a trombose, além de trazer mais informações sobre fatores de risco e algumas formas de prevenção:


Aplicação Didática: Trazendo esse conteúdo  o professor poderá usá-lo nas aulas sobre sistema circulatório, exemplificando ainda melhor como os órgãos estão conectados por ele e demonstrando que alguns problemas podem se propagar ao longo do organismo por meio desse sistema. Além disso, por se tratar de um problema recorrente na sociedade tal assunto pode ser abordado como uma forma de informar e alertar sobre alguns hábitos cotidianos prejudiciais.

Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/trombose> Acesso em: 16 de outubro de 2016.
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=XMLz6mnazF0> Acesso em: 16 de outubro de 2017.

2 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NA_RENAN_MOURA
    Um assunto extremamente importante, pois nesta sociedade que cada vez mais é sedentária, temos que estimular os alunos desde de cedo que o exercício físicos é importante para previnir doenças ao corpo humano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Renan! Exercícios físicos são realmente muito importantes, não só para prevenir doenças como também para levar uma vida mais saudável. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir