sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Hirudoterapia, você sabe o que é?

Hirudoterapia é um tratamento realizado com sanguessugas e consistente do uso terapêutico da espécie Hirudus medicinalis, um verme aquático parente das minhocas. Esse tratamento está ligado com a produção de substâncias medicinais na saliva da sanguessuga, principalmente a substância hirudina, que é um poderoso anticoagulante. A Hirudoterapia é indicada e usada para problemas como: pressão alta, problemas da menopausa e diversos outros, também sendo utilizada após cirurgias e reimplantes.
Esse tratamento surgiu há milhares de anos, no Egito antigo e agora já foi adotado por clínicas dos EUA, de Portugal e de Israel.


COMO FUNCIONA:
1- Duas a sete sanguessugas são colocadas nos pacientes, na região do corpo onde o problema se encontra ou onde houve a cirurgia/reimplante.
2- Com a sucção, o sangue vai circulando pelo local e os vasos sanguíneos vai se tratando e, no caso de inflação em músculos ou artrite, pode-se utilizar a Hirudoterapia, já que as substâncias que as sanguessugas produzem são anti-inflamatórias.


Aplicação Didática:
Esse assunto pode ser tratado com os alunos em diversas situações, já que ele pode ser usado em assuntos relacionados à saúde, vermes e sistema circulatório, além de que, nos mostra como a utilização de métodos paralelos à remédios podem ser usados para tratar problemas como a pressão alta.



Disponível em: <http://simhealths.com/pt/pages/1662013> Acesso em: 19 de outubro de 2017.

4 comentários:

  1. 1_BIO_VB_EDUARDA_LISBOA

    Gostei bastante da postagem, pois ela trata de um meio alternativo para o tratamento de pressão alta e menopausa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, Eduarda! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. 1_BIO_LIC_NB_Vanessa_Bobato
    Compartilhando do mesmo pensamento que o comentário anterior, feito pela Eduarda Lisboa, realmente a publicação chama a atenção por apresentar um meio natural de tratamento anticoagulante do fluxo sanguíneo, podendo vir a eliminar o uso excessivo de drogas medicinais, que como todos já sabem, poderiam vir a acarretar outro problema de saúde futuramente. Além de ser um tema bem interessante para abordar dentro de uma sala de aula, pois pelo fato de se utilizarem tais animais para um tratamento, despertariam o interesse da classe (principalmente se esta fosse constituída por crianças ou adolescentes).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Vanessa! Além de ser um assunto chamativo, é um tratamento alternativo e muito interessante para se levar em sala. Meus parabéns! O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir