O coração trabalha bombeando sangue para todo o organismo e o funcionamento do próprio órgão depende de um suprimento constante de sangue. O sangue rico em oxigênio irriga o coração pelas artérias coronárias que são duas ramificações da artéria aorta.
Pessoas com hipertensão, colesterol alto ou com hábito de fumar costumam sofrer lesões internas nas paredes das coronárias. Com o tempo, uma placa de gordura se deposita ali bloqueando o fluxo sanguíneo, essa obstrução causa dor no peito e pode resultar em um infarto.
Uma das saídas para evitar problemas mais graves é a operação de ponte de safena.
Na cirurgia os médicos retiram um trecho da safena magna, uma veia superficial que possuímos nas pernas, esse pedaço de veia não fará falta para a circulação dos membros inferiores, outros vasos acumulam sua função tranquilamente. Na operação o pedaço de safena é costurado na aorta e na coronária, logo após onde está o local de obstrução, ele funciona literalmente como uma ponte e assim permite que o coração continue recebendo oxigênio e nutrientes para continuar batendo.
O coração suporta até 4 ou 5 pontes. Após a cirurgia é preciso controlar a pressão e o colesterol com bastante firmeza. O ideal é adotar uma vida saudável, com alimentação controlada e a prática regular de atividade física. Essas práticas ajudam a evitar cirurgias e muitos outros problemas para o coração.
Aplicação didática: Esse conteúdo pode ser trabalhado após ensinar sobre o sistema cardiovascular e explicar a importância de manter uma vida saudável na prevenção de doenças cardíacas.
Disponível em: <https://www.tuasaude.com/ponte-de-safena/> Acesso em: 18 de outubro de 2017.
1_BIO_LIC_NA_Mateus_Kromp. Muito bom o conteúdo. Trazendo conteúdos relacionados a doenças e cirurgias que estão presente na vida de alguns alunos, possivelmente o professor vai despertar um interesse maior da turma nas aulas, além de ser bom trazer conteúdo diferenciado para fixar melhor a matéria.
ResponderExcluirCom certeza Mateus! Muitas pessoas realizam esse tipo de cirurgia, e é muito legal trazer isso para se trabalhar em sala. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_NA_Karine_Ferreira_Colesel
ResponderExcluirÓtimo material para ser tratado em sala de aula, visto que doenças como esta podem estar cada vez mais presentes na vida dos alunos e de seus familiares. E, como professores, é interessante aplicar o conteúdo no cotidiano, mostrando e despertando a curiosidade.
Isso aí Karine! É cada vez mais comum esse tipo de cirurgia atualmente, além de ser um gatilho muito legal para chamar a atenção dos alunos. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir