Um procedimento que é muito raro de acontecer, porém caso aconteça, precisa-se levar em consideração vários fatores tais como: O tamanho da bolha de ar, que para chegar a matar tem que ser de no mínimo 10 mm, podendo variar de pessoa para pessoa; testes realizados em animais mostra que até a posição do corpo no momento da aplicação pode variar, afetando mais alguma que outros indivíduos.
Locais onde ocorre a embolia: Dependendo de onde seja, trás mais complicações que outras partes do corpo. Exemplo; se atingir uma veia, complica, entretanto não tanto como uma artéria, uma vez que as artérias são responsáveis em levar sangue para todo o corpo, a interrupção de uma artéria traria graves consequências, se ocorrer a falta de fluxo do sangue no encéfalo leva a um AVC (acidente vascular cerebral).
Porém o ar de um seringa não é o suficiente para provocara a morte de um coração saudável, devido ao seu pequeno tamanho, então somente em casos que a morte fosse propositalmente, um ato deliberado.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: A nível de curiosidade, trazer em sala de aula para explicar dúvidas que existes sobre o assunto, quanto a sistema circulatório.
1_BIO_LIC_VA_Mariele_Nazarko
ResponderExcluirEsse assunto é ótimo para dar inicio a uma aula sobre sistema circulatório, pois irá despertar a curiosidade dos alunos em relação ao assunto e também fará com que eles tenham interesse em aprender o conteúdo.
Isso aí Mariele! Assuntos que despertam curiosidade dos alunos são um ótimo gatilho para se aprender determinados assuntos. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VA_GIOVANA_DAL_COL_MARTINS
ResponderExcluirO conteúdo é muito curioso, ainda mais tratando-se de sistema circulatório. Outra informação interessante a se fazer para os alunos é que pode ocorrer embolia gasosa em acidentes de mergulho, aonde pode acontecer a expansão do ar retido nos pulmões do mergulhador no momento da subida. Essa expansão ocorre em razão da diminuição da pressão à medida que ocorre a subida para a superfície. Com isso, o ar passa para a corrente sanguínea e provoca bolhas, que acabam impedindo o fluxo normal do sangue.
Bem colocado Giovana! É mesmo comum esse tipo de acidente quando se mergulha em lugares muito profundos e não se toma os cuidados necessários na hora de retornar à superfície. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir