Recentemente a cantora Lady Gaga foi alvo de ofensas e deboches após cancelar sua vinda ao Brasil para apresentar-se no Rock in Rio, devido a dores fortes causadas pela fibromialgia, síndrome caracterizada por dores nos músculos, tendões e articulações, os comentários maldosos caracterizando a patologia como uma “frescura”, “dor falsa” e “fruto da imaginação” despertaram a necessidade de viabilizar o real sofrimento físico e psicológico vivenciados pelos portadores de Fibromialgia.
Estudos recentes demonstram a percepção exagerada da dor por neurotransmissores, desencadeando sintomas como dor no corpo generalizada e constante, com duração de pelo menos três meses, espasmos musculares, fadiga crônica dificuldades cognitivas, pode haver formigamento, constipação, distúrbios do sono, tensão muscular, cefaleia tensional, e observa-se o grande índice de depressão e ansiedade em portadores de Fibromialgia.
Diagnóstico
O diagnóstico é obtido através da análise dos sintomas, palpação dos “tender points", que são locais doloridos quando submetidos à pressão, alguns locais são; entre o ventre do músculo esternocleidomastoideo e do trapézio, lateralmente ao esterno, fossa cubital, parte medial do joelho, região occipital, trapézio médio, região dos romboides, região glútea média, região trocantérica. Podem ser observados indicadores em exame sanguíneo, como a diminuição de serotonina e endorfina, elevação do cortisol.
Há maior incidência da síndrome em mulheres, havendo a piora dos sintomas durante o período menstrual, caracterizando uma dor cíclica.
Causas
Ainda não há uma causa concreta para a fibromialgia, estudos indicam que possivelmente existam causas genéticas.
Tratamento
Não há cura para a síndrome, o tratamento tem como objetivo o alívio dos sintomas, a melhora da qualidade do sono, manutenção do equilíbrio emocional e a melhora do condicionamento físico e da fadiga, há a associação de medicamentos como analgésicos e antidepressivos. A prática de atividades físicas aeróbicas é um fator importante para amenizar as dores, pois estimula a liberação de endorfinas e apresenta efeito analgésico.
Aplicação didática: O conhecimento da síndrome de Fibromialgia é necessário para desfazer conceitos errados, já que está sendo citado na mídia atualmente, além de ser um amplo campo para pesquisa, pois ainda existem poucas descobertas acerca do tratamento da fibromialgia.
Disponível em: <https://www.fibromialgia.com.br> Acesso em: 16 de outubro de 2017.
1_BIO_LIC_VB_Samuel_Mateus_Massinhan
ResponderExcluirO texto exposto acima é de grande importância pois trata de um assunto muito serio, e de grande relevância. Sendo assim, essa publicação pode ajudar tanto alunos, fornecendo um complemento a mais depois das aulas de anatomia, como também ajudar muitas pessoas que ao visitar o blog e lerem o texto, terão uma melhor noção do que é essa doença.
Isso aí Samuel! Além de ser um assunto importante, é muito legal de trabalhar como complemento e curiosidade. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_LIC_VB_Luiz_Arthur_Feola
ResponderExcluirÓtima a percepção de trazer esse assunto tão discutido e falado na atualidade para as discussões acadêmicas, enfatizando a seriedade da Fibromialgia. Quanto a aplicação didática seria mais indicado a um público que tem uma noção de anatomia, uma vez que utiliza muitos termos anatômicos.
Bem colocado Arthur! É uma questão muito importante e legal de se trabalhar no âmbito acadêmico. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir1_BIO_VESP_Franciele_Bobato
ResponderExcluirAssunto muito importante e que poucas pessoas tem conhecimento de que é algo sério. Interessante abordar a questão de ser uma pessoa famosa, pois vai chamar mais atenção dos alunos para o assunto.
Isso aí, Franciele! Além de ser uma doença séria, usar uma figura famosa chama muito a atenção. O Blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.
Excluir