quarta-feira, 1 de novembro de 2017

DOENÇA DE CROHN, O QUE É?




A doença de Crohn é uma doença do gastrointestinal. Esta doença afeta principalmente a parte inferior do intestino delgado (região do íleo) e intestino grosso (região do colón), mas pode afetar qualquer parte do trato intestinal.
A doença de Crohn e crônica e pode ser causada por uma desregulação do sistema imunológico do organismo, e pode-se iniciar na segunda ou terceira décadas de vida, mas afeta também em qualquer faixa etária. A doença de Crohn habitualmente causa diarreia, cólica abdominal, frequentemente febre e, às vezes, sangramento retal. Também podem ocorrer perda de apetite e perda de peso subsequente. Os sintomas podem variar de leve a grave, mas em geral, as pessoas com doença de Crohn podem ter vidas ativas e produtivas.
Os medicamentos disponíveis atualmente reduzem a inflamação e habitualmente controlam os sintomas, mas não curam a doença, em casos extremos podendo até ter uma intervenção cirúrgica, para amenizar os sintomas. Como a doença de Crohn se comporta como a colite ulcerativa (é dificil diferenciar uma da outra), as duas doenças são agrupadas na categoria de doenças inflamatórias intestinais (DII). Diferentemente na doença de Crohn, todas as camadas estão envolvidas e na qual pode haver segmentos de intestino saudável normal entre os segmentos do intestino doente. Dependendo da região afetada, pode haver o fechamento (também chamado de estenose) do canal do trato intestinal, a doença de Crohn pode ser chamada de ileite, enterite regional ou colite, etc.

Aplicação didática:  É um assunto bastante interessante a ser aplicado no ensino médio , referente ao conteúdo do 3° ano. Abordando o assunto sobre sistema digestório, em relação ao mau funcionamento deste sistema. Despertando na turma a discussão sobre o tema, e levantando questionamentos sobre a doença pouco conhecida.

Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/doenca-de-crohn>. Acesso em: 30 out. 2017.

Disponível em: < http://abcd.org.br/sobre-a-doenca-de-crohn/>. Acesso em: 30 out. 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário