A Fibrose Cística é uma doença genética, autossômica, hereditária e recessiva que também pode receber o nome de mucoviscidose ou doença do beijo salgado. Ela ainda é tida como a doença genética letal mais comum em populações caucasianas, sendo causada por uma mutação no braço longo do cromossomo 7.
Ela afeta principalmente os órgãos do sistema respiratório e do sistema digestivo sendo caracterizada pelo mal funcionamento das células responsáveis pela produção de sucos digestivos, muco e suor fazendo com que essas substâncias se modifiquem ficando com um aspecto mais pegajoso e espesso. Com isso ocorre a aderência desses fluídos em dutos, tubos e passagens no nosso organismo, levando, por exemplo, à obstrução dos ductos pancreáticos impedindo assim que as enzimas digestivas sejam lançadas no intestino fazendo com que ocorra a má absorção de nutrientes como proteínas e lipídeos.
O muco que fica no pulmão ainda pode ser acometido por um acúmulo de bactérias, que acarretam em um processo infeccioso que compromete ainda mais o órgão uma vez que ele auxilia na obstrução das vias aéreas.
Os seus principais sintomas são:
- Transpiração abundante.
- Tosse crônica, com catarro ou com sangue;
- Infecções pulmonares
- Bronquiectasias;
- Suor com uma grande quantidade de sal, isso deve-se ao alto nível de cloro o que faz com que ocorra uma maior retenção de água e sódio
-Evacuações constantes;
-Dificuldade em ganhar peso (devido à má absorção de nutrientes)
Essa doença ainda pode levar à algumas complicações como:
-Síndrome da obstrução intestinal;
-Constipação;
-Cirrose hepática;
-Prolapso retal;
Para o diagnóstico pode ser feito o teste do pezinho e um teste do suor que é próprio para essa doença, tendo como finalidade medir os níveis de cloro presente no suor.
A Fibrose Cística não tem cura, porém com um tratamento adequado pode-se assegurar que o indivíduo tenha uma vida mais longa e com uma melhor qualidade. Para fazer o tratamento da doença busca-se fazer a reidratação do paciente e assegurar que se tenha uma reposição de sódio, também se tem a suplementação de enzimas pancreáticas para ajudar na digestão, fisioterapia respiratória, inalações, uso de antibióticos, além de uma dieta específica para o paciente.
Aplicação Didática: Pelo fato dessa doença afetar tanto o sistema digestório quanto o respiratório esse tema poderia ser tratado em uma aula sobre ambos os assuntos, demonstrando por exemplo a importância das vias aéreas no processo da respiração ou dos ductos pancreáticos e da sua relação com o processo de digestão, além disso esse tema muitas vezes não é abordado em sala de aula e por se tratar de uma doença rara é relevante que as pessoas tenham o conhecimento de sua existência.
Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732008000600011> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Disponível em: <http://www.minhavida.com.br/saude/temas/fibrose-cistica> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Nenhum comentário:
Postar um comentário