Como o próprio nome diz a bronquite é a inflamação e consequentemente uma contração nos brônquios, há um acúmulo de muco nos pequenos cílios dos mesmos, pois não há a eliminação de todo o muco presente nas vias respiratórias.
Os sintomas são ataques frequentes de tosse com alta produção de muco, falta de ar, dores no peito e até febre. A bronquite é muito confundida com outras doenças respiratórias como a ASMA.
Existem 2 tipos da doença:
1) A bronquite aguda: causada geralmente por vírus, vem acompanhada de outra infecção viral (gripe, resfriado). Afeta no início o nariz e a garganta e depois os pulmões. Além da infecção viral, alguma bactéria pode infectar as vias respiratórias causando mais uma infecção bacteriana.
2) A bronquite crônica: o mau causador desse tipo de inflamação é o hábito de fumar.
A principal diferença entre as duas é o tempo de “duração” da infecção, na crônica aparecem sintomas o resto da vida enquanto na aguda os sintomas permanecem de 10 a 15 dias. O tratamento varia entre os dois tipos, mas em qualquer circunstância é preciso diagnóstico clinico.
APLICAÇÃO DIDÁTICA: Relacionar o conteúdo em aulas sobre o sistema respiratório, colocando acontecimentos presentes no nosso cotidiano há maior compreensão da função e quanto a importância do órgão para o sistema.
Disponível em: <https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/bronquite/> Acesso em: 9 de nov. de 2017.
Disponível em: <https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-bronquite-sintomas-tratamento-cura-tipos-e-mais/> Acesso em: 9 de nov. de 2017
Nenhum comentário:
Postar um comentário