quarta-feira, 7 de junho de 2017

ESQUELETO DE UM RECÉM NASCIDO


Quando nascemos, nosso esqueleto é composto principalmente por cartilagem, que de fato é um tecido elástico, que apresenta um conjunto de fibras que atuam juntamente com os ossos para construção do sistema ósseo adulto. O bebê nasce em torno com 300 ossos moles, pois a maioria deles com o passar do tempo se fundem de acordo com o crescimento, chegando na fase adulta com 206 ossos, um exemplo é o crânio que representa ser apenas um único osso na fase adulta mas na verdade são 28 ossos que se ligam e protegem o cérebro, olhos e ouvidos internos, no recém-nascido o crânio apresenta várias suturas fibrosas (articulações do crânio que ligam os ossos, classificada como sinartrose) constituídas por inúmeras camadas de tecido conjuntivo. No bebê todos os ossos possuem a medula que produz células sanguíneas, porém nos adultos ela é encontrada apenas nos ossos do tórax.


Aplicação didática: O conteúdo especificado não apresenta faixa etária de idade ou ensino para aplicá-lo, pode ser usado de várias maneiras, no caso do exemplo demonstrado no vídeo o conteúdo mostrará mais interesse das crianças do ensino fundamental, pois engloba a fala de uma criança e animações.

Disponível em: <http://www.epub.org.br/svol/ossos.htm>. Acesso em: 05 jun. 2017.

Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dtWSZ47A86s&t=83s>.                    Acesso em: 05 jun. 2017.

6 comentários:

  1. 1_BIO_LIC_NB_GUSTAVO_KAZEKER. O conteúdo apresentado com certeza irá despertar interesse não somente em estudantes do fundamental quando alunos do ensino médio, mas também a profissionais de Gestão Infantil que atendem nessa área com crianças, despertando não só conhecimento sobre o assunto e sim a curiosidade sobre o assunto. Também vale ressaltar a importância de acrescentar alguns fatores que influenciam em doenças ou síndromes relativas ao conteúdo, como por exemplo a Síndrome de Zellweger que afeta não somente o sistema nervoso do recém nascido causando retardo mental, mas também leva a deformação do sistema esquelético do mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
    2. O blog Anatomia em Foco agradece sua contribuição.

      Excluir
  2. Muito alunos do ensino fundamental, não tem a ideia que o esqueleto de um bebê tem mais ossos que de um adulto. Esse assunto gera muito interesse do aluno, pois instiga a curiosidade. Esse conteúdo pode ser utilizado como mobilização das aulas de osteologia, pois pode-se explicar a formação do osso, desde suas células até a estrutura completa.

    ResponderExcluir